Tokenização: conceitos e casos de uso dessa tecnologia

BC e CVM acompanharão ao longo deste ano as operações dos projetos aprovados nos respectivos sandboxes regulatórios

A Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) divulgou nesta quarta-feira a publicação Tokenização de Ativos: conceitos iniciais e experimentos em curso. “A tokenização de ativos é mais uma das inovações possibilitadas pela popularização da tecnologia blockchain e pode ser explicada como a transformação de ativos ‘físicos’ em ativos digitais”, explica a associação.

O Banco Central do Brasil e a Comissão de Valores Mobiliários disseram que acompanharão ao longo deste ano as operações dos projetos aprovados nos respectivos sandboxes regulatórios (ambientes controlados que permitem às instituições testarem produtos e serviços, com base em licenças limitadas e sob a supervisão das autoridades responsáveis).

“Conhecida como blockchain a tecnologia tem evoluído e novas soluções são desenvolvidas, ampliando a eficiência e possíveis aplicações. Assim, juntamente com a popularização do mercado cripto, surgiram novos casos de uso em diversas atividades, produtos e serviços. Um dos aspectos concernentes aos criptoativos é a possibilidade de representação digital”, destaca a publicação.

Conteúdo

A publicação apresenta os conceitos iniciais para compreensão dessa tecnologia e aborda os potenciais impactos da tokenização de ativos na operação dos mercados financeiro e de capitais. Os experimentos apresentados no Webinar “Blockchai no mercado de capitais: experimentos brasileiros” são alguns dos cases explorados no material.

Finanças Descentralizadas é um dos temas do planejamento estratégico da Anbima em 2022. “Esta publicação é mais uma iniciativa dessa agenda que busca construir e disseminar conhecimento a respeito dos usos e impactos da tecnologia blockchain no mercado de capitais”, disse a associação.

O material pode ser baixado gratuitamente em https://www.anbima.com.br/data/files/02/30/82/CB/68001810C27A8F08882BA2A8/Tokenizacao%20de%20ativos.pdf.

Leia também:

Fitch eleva rating do Banco Sicoob para AA (bra)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

Mercado de trabalho nos próximos meses pode continuar frágil

Segundo especialistas, no segundo semestre, oportunidades poderão se concentrar no mercado de trabalho informal.

Bitcoin perde os US$ 19 mil. Pirâmide começa a desmoronar?

Oficiais chineses chamam criptomoeda de maior esquema Ponzi da história.

Acusações de palhaça e possível ação da CVM fazem ação da TC desabar

Papéis chegaram a recuar mais de 25% no pregão desta quinta-feira.

Últimas Notícias

China emite 3,32 trilhões de yuans em títulos do governo local

Os governos locais da China emitiram mais de 3,32 trilhões de yuans (cerca de 494,8 bilhões de dólares americanos) em títulos nos primeiros cinco meses deste ano, mostram os dados do Ministério das Finanças nesta quinta-feira.

Crescem buscas por passagens aéreas

Com férias de julho à vista, procura sobe em até 99% para voos internacionais e 108% para domésticos

Geladeiras devem exibir nova etiqueta de eficiência

Comércio varejista tem prazo até 30 de junho de 2023 para continuar vendendo os produtos com a etiqueta antiga.

Mercado pet deve crescer 14% em 2022

Chile é o país que mais importou produtos pets brasileiros no primeiro trimestre; setor prevê novas exportações neste ano.

FGTS vira moeda do governo para movimentar a economia

Atualização monetária das contas do Fundo não acontece e trabalhador continua no prejuízo.