Tome cuidado com a moda das criptomoedas

Por Florêncio Ponte Cabral Jr.

Milagres não existem, e o ambiente virtual está repleto de golpistas

 

A era das redes sociais que vivemos tem impulsionado não somente opiniões mas tendências diversas, e uma delas é a do investimento em criptomoedas. Existem inúmeros anúncios de serviços que prometem retornos expressivos a partir de algoritmos de trading baseados em redes neurais capazes de gerar grandes fortunas em pouco tempo. No entanto, onde há a possibilidade de grandes retornos, os riscos são proporcionalmente maiores.

Trading é um tipo de investimento diferenciado. Enquanto os tradicionais são estabelecidos a longo prazo, como estratégias de buy-and-hold, ele é geralmente feito a partir de montantes menores e em curto ou curtíssimo prazo. No caso de day-trade, são operações efetuadas no mesmo dia, e as swing-trades ocorrem em um intervalo de poucos dias.

As séries temporais já são consideradas um grande desafio de predição no caso da bolsa de valores, por causa do grande ruído e volatilidade a que estão expostas. Mas, quando falamos de criptomoedas, esta característica é ainda mais relevante – isso porque é uma moeda descentralizada, desvinculada de bancos e economias nacionais e transacionada 24 horas por dia, independentemente de horário comercial. Além de questões essenciais a serem consideradas, como a instabilidade de mercados financeiros e a identificação de tendências históricas para a predição de valores futuros.

Ou seja, apesar de ser possível, principalmente por meio de técnicas de Deep Learning, criar um algoritmo para prever o valor futuro de criptomoedas não é brincadeira. É preciso ter muito cuidado com os anúncios que encontramos pela internet e ainda mais para contratar esses serviços.

Os mecanismos do Deep Learning são capazes de captar o movimento dos preços do mercado – não o valor exato de ações no futuro. Por isso, ele é considerado um modelo moderno e eficiente para predições de séries temporais. No entanto, nada como a experiência financeira para testar continuamente os algoritmos e compreender como expandir lucros e reduzir riscos. Este é um papel no qual o ser humano é insubstituível, inclusive para lidar com a responsabilidade de gerir investimentos de seus clientes.

Portanto, nada mais importante do que confiar na empresa que presta serviços como este, sejam elas empresas tradicionais ou startups que lidem com algoritmos de Inteligência Artificial e Deep Learning para oferecer predição de criptomoedas. Elas precisam ser negócios sólidos, que têm um cientista de dados responsável por explicar pontos fundamentais do código e da estratégia desenvolvida aos seus consumidores.

Milagres não existem, e o ambiente virtual está repleto de golpistas – nunca confie em um anúncio onde não se pode ver o vendedor, ou somente seu avatar, por exemplo. Existem empresas responsáveis que prestam o serviço que está procurando e é nelas em que você precisa confiar. Somente esta atitude já vai reduzir os riscos de uma possível transação financeira e possibilitar retornos de forma fundamentada.

 

Florêncio Ponte Cabral Jr. é CEO da Virtus Automation & AI.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

Aqui, na terra, a coisa está preta

Por Paulo Alonso.

Empresas buscam alternativas para captar recursos

Por Luciano Camargo Neves.

O inverno financeiro no mercado de venture capital

Por Igor Romeiro.

Últimas Notícias

Geladeiras devem exibir nova etiqueta de eficiência

Comércio varejista tem prazo até 30 de junho de 2023 para continuar vendendo os produtos com a etiqueta antiga.

Mercado pet deve crescer 14% em 2022

Chile é o país que mais importou produtos pets brasileiros no primeiro trimestre; setor prevê novas exportações neste ano.

FGTS vira moeda do governo para movimentar a economia

Atualização monetária das contas do Fundo não acontece e trabalhador continua no prejuízo.

EUA: tiroteio em escola bate maior número em 20 anos

Segundo relatório, houve apenas 23 incidentes com vítimas fatais durante o ano letivo de 2000/2001.

Bebidas Online busca captar R$ 2 milhões com pessoas físicas

Com crescimento projetado de 19% para 2022, startup de delivery de bebidas usará recursos nas áreas de marketing, desenvolvimento de produtos e expansão do time