Margem de erro em pesquisa faz milagre. O candidato do PT à Prefeitura do Rio, deputado federal Jorge Bittar, resolveu anabolizar os números das pesquisas a partir de uma visão que transforma desejo em realidade. Segundo sua propaganda eleitoral, o petista, que patina na faixa de 5% das intenções de votos já teria ultrapassado Jandira Feghali (PcdoB) – que tem o mesmo percentual que ele – estaria tecnicamente empatado com Conde (PMDB) – com pouco mais do dobro de intenções de voto que Bittar – e se prepararia para disputar com Crivella (PL) – quase o triplo das indicações do petista – que enfrentará no segundo turno César Maia (PFL) – ao qual, pela matemática da marquetagem petista, certamente derrotaria. Sei não, a persistir em baixa junto ao eleitorado e com essa precisão para previsões, Bittar, ainda acaba na equipe econômica.
Tendência
Além de garantir que o crescimento na faixa de 4% não é sustentável com a atual política econômica, o economista Paulo Rabello de Castro afirmou que o Brasil está “escorregando para uma taxa de 2% ao ano, tendencialmente”. Castro participou do I Fórum de Economia da Fundação Getúlio Vargas e, como é seu hábito, não poupou críticas. Disse que o poder público brasileiro está em concordata branca e que “no Brasil não temos mais uma visão de mundo, apenas o objetivo de arrecadar mais”: “A Ásia optou pelo crescimento alto com renda distribuída; a Europa, crescimento moderado com renda igualitária; já o Brasil está preso ao crescimento baixo com renda estagnada”, comparou o economista.
Hara-kiri
Paulo Rabello de Castro também destilou ironias. Num estilo à la Delfim Netto, disse que a proposta de pacto social em um ambiente de custos financeiros muito elevados e de margens brutas extremamente reduzidas, o que reduz qualquer esforço de entendimento a um “pacto entre as vítimas dessa situação, os trabalhadores e os empresários, aos quais só restará se reunirem para discutir de que maneira serão assassinados”.
De médico e louco…
Oitenta e cinco por cento dos brasileiros planejam comprar medicamentos isentos de prescrição (MIPs). Os dados constam do Estudo sobre o Uso de Medicamentos Isentos de Prescrição no Brasil, encomendado pela Associação Brasileira da Indústria de Medicamentos Isentos de Prescrição (Abimip), ao Instituto Ipsos-Novaction. Apesar disso ou et por cause, a Abimip concluiu que o consumidor brasileiro é consciente na compra de medicamentos de venda livre.
Faroeste
Adesivo exibido num carro fumê que circulava segunda-feira, véspera do feriado da Independência, na Rua Pinheiro Machado, na qual está localizado o Palácio Guanabara, sede do governo do Estado do Rio de Janeiro, revela o nível de beligerância de que andam possuídos alguns brasileiros: “Se você acredita em vida depois da morte, mexa no carro!”. Infelizmente, esses tipos não são sensibilizados pelas ingênuas campanhas de desarmamento.
Antimala
A America Online (AOL) bloqueou, somente em agosto, o envio de 17,2 bilhões de spams em todo o mundo. Esse número representa cerca da metade de todo o tráfego de e-mails do provedor. Ou seja, de cada duas mensagens enviadas pelo maior provedor do mundo, uma era, no mínimo, indesejável. Ainda assim, houve recuo de 1,5 bilhão no número de e-mails em comparação a julho.
“É importante observar que essa diminuição significa que os sistemas de bloqueio de spam da AOL estão mais sofisticados, a ponto de bloquear o lixo eletrônico antes de ele chegar às caixas postais dos usuários”, afirma Cyro Ovalle, diretor de tecnologia e operações da AOL Brasil.
Uma das armas contra as mensagens indesejáveis está em servidores equipados com ferramentas que barram e-mails cujos endereços pertençam a listas negras de spammers ou contenham palavras-chave que as caracterizem como lixo eletrônico.
Dignidade
O líder do PSB na Câmara de Vereadores do Rio, Ricardo Maranhão, lança, na próxima segunda-feira, às 18h30m, no Restaurante Amarelinho, na Cinelândia, o livro Política com dignidade.