Tragicomédia digital De Bar em Bar estreia dia 14 de março

No dia 14 de março, domingo, às 20h, estreia no YouTube a tragicomédia histórico-digital De Bar em Bar, com texto do premiado Rogério Corrêa (Player Playwrights/Londres). O espetáculo foi concebido para a narrativa online e tem direção do premiado Isaac Bernat (Prêmio Zilka Salaberry de Melhor Direção e Prêmio Botequim Cultural de Melhor Ator), que também é professor (CAL) e doutor em Teatro (UNIRIO).

A peça online conta com a direção de imagem do designer, videomaker e artista gráfico Thiago Sacramento, a direção de arte de Doris Rollemberg e com a direção musical de Charles Kahn.

Serão quatro apresentações realizadas nos dias 14, 15, 21 e 22 de março, sempre no mesmo horário (20h). O elenco é composto por atores consagrados no Teatro e na TV – Letícia Isnard, Léo Wainer, Ângela Rebello e Thadeu Matos.

A nova obra foi realizada devido ao patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, por meio do Edital da Lei Aldir Blanc RJ/Retomada Cultural. A inspiração, segundo o autor, foi a peça Kennedy’s Children, de Robert Patrick, que por sua vez inspirou Os Órfãos de Jânio, de Millôr Fernandes. De Bar em Bar é uma ‘tragicomédia histórico-digital’ sobre o passado recente do Brasil. De quatro locais diferentes, quatro personagens revivem, por meio de diálogos fragmentados, o fim do regime militar no Brasil e o começo da Nova República.

“Eu quis falar desta época porque achei que existiam muitos paralelos com o momento atual. Ao relembrar o passado, na verdade, estamos falando do presente. Eu estava na universidade na época das Diretas Já, eu vivi aquele tempo,” comenta Rogério Corrêa sobre a escolha de abordar este período histórico.

Sobre o formato híbrido da performance cênica, o diretor Isaac Bernat acrescenta: “Temos um hibridismo de linguagens, é um lugar novo que não é teatro nem cinema. É um mergulho no desconhecido que traz uma agilidade e um alcance de público imensos, além de muitos desafios. A limitação que a pandemia traz despertou a criatividade e esse não é um lugar que vai ficar abandonado. Mas ele não substitui o teatro, é um outro lugar que também é muito instigante.”

Cada apresentação tem duração de 40 minutos e tradução em Libras. Nos dias 14 e 21, logo após o espetáculo, haverá um bate-papo com convidados: no dia 14 (domingo), o autor da peça Rogério Corrêa conversa com o professor, ator, comediante, youtubere drag queen Guilherme Terreri/Rita Von Hunty; e no dia 21 (domingo), o diretor de imagens da peça Thiago Sacramento conversa com a multipremiada realizadora e dramaturga Marcia Zanelatto.

O projeto oferece ao público três oficinas online e gratuitas de dramaturgia com o autor Rogério Corrêa. Nos dias 16, 19 e 24 de março, às 17h, no YouTube, ele vai explorar algumas alternativas de subversão da estrutura narrativa dramática clássica. Cada aula terá cerca de 90 minutos, com uma parte gravada (ilustrada por clips de filmes) e outra ao vivo em que o autor responderá as dúvidas dos alunos via chat.

Sinopse:

Rio de Janeiro, 23 de junho de 1996, dia do assassinato de Paulo César Farias: Em quatro locais diferentes do Rio de Janeiro, quatro personagens – um michê de sauna, uma dona de casa de classe média, um empresário e uma cantora de axé – relembram, por meio de monólogos alternados, a ‘Era Collor’ e sua influência em suas vidas. A narrativa se passa em uma época de grandes mudanças para o país: o fim da ditadura e o começo da nova república.

Bate-papos:

Dia 14/03

Convidado: Guilherme Terreri / Rita Von Hunty

Mediação: Rogério Corrêa

Dia 21/03

Convidada: Marcia Zanelatto

Mediação: Thiago Sacramento

* Os bate-papos acontecem logo após as apresentações

Artigos Relacionados

Livro ensina a lidar com o Transtorno do Déficit de Atenção

Proposta é oferecer um suporte para as aflições, além de mostrar a realidade do transtorno e apresentar possíveis caminhos para se encontrar soluções.

Cultura Inglesa lança imersão gratuita de inglês pelo celular

Atividades acontecerão em aplicativos WhatsApp e ClubHouse para prática gratuita do idioma.

DJ Cia lança 1º single ‘Não Espere Perfeição’

Música faz parte de seu 1º álbum ‘Por Onde Andei’.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Jornalista agora pode ser MEI

Senado tentou incluir corretor de imóveis, publicitários e produtores culturais no projeto.

STF determina reintegração de excluídos do Bolsa Família

Ministro Marco Aurélio avaliou que Governo Federal estava descumprindo determinação.

Preços dos medicamentos voltam a subir em março

Segundo levantamento, resultado reflete agravamento da pandemia, colapso das unidades de saúde e depreciação cambial.

Planos devem autorizar exame de Covid de forma imediata

Antes da determinação da ANS, os planos podiam demorar até três dias úteis para garantir o atendimento ao pedido.

Cresce demanda árabe por café verde e solúvel do Brasil

No primeiro trimestre deste ano, país exportou 37% mais café à região; além dos grãos verdes, crus, países têm demandado mais produto solúvel.