Tragédia espanhola

     
          Com 4.978.300 desempregados – equivalentes a 21,5% da sua população economicamente ativa (PEA) – no terceiro trimestre, a Espanha, ao optar por medidas de aperto fiscal, vai enfrentar um aprofundamento da sua tragédia social. Segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), em 2012, a taxa de desemprego deve saltar para 23%. Há apenas seis meses, a OCDE projetava que o desemprego no país recuaria para 19,3%, ano que vem. Caso a nova previsão se confirme, o número de desempregados na Espanha vai ultrapassar, em muito, os 5 milhões.

Melhoria?
Ainda segundo a OCDE, a situação somente vai melhorar “ligeiramente” em 2013, para 22,7%. Mesmo essa débil melhoria prevista parece incompatível com a projeção da própria OCDE de que a atividade econômica no país vai “se contrair ainda mais”, devido “à debilidade do mercado global” e “ao impacto da crise da dívida sobre a confiança e as condições do financiamento doméstico”.

Rivalidade
O lançamento no Rio de Janeiro do documentário JK no Exílio, na noite desta segunda-feira, juntou o vascaíno Sergio Cabral (pai) e o rubro-negro, ex-presidente do Flamengo Márcio Braga. Quando o presidente da OAB-RJ, Wadih Damous, mencionou que o Vasco disputará o título no próximo final de semana, Braga, com uma dose de humor e cinco de dor de cotovelo, gritou “vice”.

Outra ocasião
A palestra “A Inserção Soberana do Brasil na Economia Mundial”, noticiada por esta coluna no final de semana e que ocorreria dia 9, foi suspensa.

Resíduos
O Centro de Tecnologia Mineral(Cetem/MCTI), em parceria com a Secretaria  de Geologia, Mineração e Transformação(SGM/MME), realiza, entre esta terça e quinta-feira, os seminários “Resíduos: tecnologias e sustentabilidade” e “Recursos minerais & sustentabilidade territorial”. Os eventos acontecerão no auditório do Ministério de Minas e Energia (MME), em Brasília. Com a participação de 16 instituições, entre universidades e centros de tecnologia de várias regiões do país, os seminários vão debater a contaminação por chumbo causada por passivos ambientais, a apresentação de tecnologias para transformação de resíduos minerais, os efeitos das operações de lavra predatória, a  extração mineral clandestina e os garimpos ilegais, entre outros temas.

Oportunidade
Carlos Lupi e Orlando Silva bem que poderiam reservar um lugar na agenda para assistir ao seminário “Contabilidade e Prestação de Contas do Terceiro Setor”, que o Conselho Regional de Contabilidade (CRCRJ) realiza nesta terça. Entre os temas, velamento das entidades de interesse social e controle social pelo MP e procedimentos de auditoria. O evento será realizado de 9h às 17h,  no Auditório Mario Lourenzo Fernandez (Rua Buenos Aires, 283/6º, no Centro, Rio de Janeiro).

Commodity
O jovem brasileiro mantém uma relação de distanciamento e desconfiança com os bancos, mostra pesquisa com 670 pessoas da Geração Y (os jovens conectados), realizada nas regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre. “Os jovens reclamam da taxa de juros e da burocracia para abrir contas e não percebem nos bancos nenhuma ação para estreitar o relacionamento e fidelizar o cliente. Na percepção dos jovens, os bancos são vistos como uma commodity. Não há diferenciação no posicionamento entre um e outro, nem um banco feito para eles”, afirma o presidente da Bridge Research e coordenador da pesquisa, Renato Trindade. Não há fortes laços com as diferentes marcas que hoje se apresentam no mercado, assinala Trindade.

Repúblicas de bananas
Se o passado condena, a multinacional norte-americana Chevron deveria ser banida do Brasil o quanto antes. No início de 2011, o grupo foi condenado por um tribunal do Equador a pagar US$ 18 bilhões em indenizações por danos ambientais causados na floresta amazônica no país, quando lá operou como Texaco, entre 1964 e 1990. A Chevron comprou as operações da petroleira irmã em 2001. A companhia diz que todo processo é uma fraude e tenta mudar a sentença… nas cortes norte-americanas, acusando o sistema judiciário equatoriano por corrupção e buscando anular a execução da sentença.
     
     

Artigo anteriorMarolinha
Próximo artigoImbatível
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Juntar 2 meses e meio de auxílio para comprar cesta básica

Não só a pandemia, mas inflação é ameaça às pretensões de Bolsonaro.

Se mirar Nordeste, Bolsonaro atingirá o próprio pé

Região tem menor média de casos e óbitos causados pela Covid.

Neodefensores do trabalhador ignoraram crise

Desemprego já era estratosférico em 2019, e apoiadores de Guedes nem ligavam.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

BC altera norma para segunda fase do open banking

Medida complementa regulamentação que estabelece requisitos técnicos de fase que vai permitir compartilhamento de dados e transações de clientes.

Confiança do consumidor medida por Michigan ficou abaixo do esperado

Índice registrou leitura de 86,5 na prévia de abril e o esperado era 89.

Escolha de conselheiros da ANPD preocupa por conflito de interesses

Entre os indicados há diretores e encarregados de dados pessoais de grandes empresas da internet.

Exterior abre em alta e futuros no Brasil operam com cautela

China atinge crescimento de 18,3%; na Europa, Índice de Preços ao Consumidor amplo de março teve avanço de 1,3% ao ano.

Estaleiro de SC investe meio milhão em linha de produção exclusiva

Estaleiro irá entregar até quatro vezes mais rápido e atender à crescente procura por embarcações novas.