Traição abortada

O então ministro do Exército, Leônidas Pires Gonçalves, abortou uma tentativa dos então ministros da Fazenda, Maílson da Nóbrega, e do Planejamento, João Batista Abreu, de abreviar o mandato do presidente José Sarney para antecipar a chegada de Collor de Mello ao poder a poucos dias da posse, marcada para 15 de março de 1990. A história consta do livro Código da Vida (Planeta), de Saulo Ramos, consultor geral do Governo Sarney e que qualificou a proposta de Maílson de “uma traição, não somente ao presidente da República, mas ao Brasil”.

Vai aceitar!
Maílson – que, ao elevar a inflação de 15%, em novembro de 1989, para 84%, em março de 1990, gerou o caldo de cultura para o confisco da poupança dos brasileiros – reagiu, alegando não aceitar a acusação: “Traição! Não aceito essa palavra. É muito forte”, disse, ouvindo um irrespondível “Vai aceitar, sim senhor”, do general Leônidas, que fez acompanhar a advertência de um tapa na mesa e um aviso ao chefe do SNI, general Ivan Mendes, que apoiara a proposta de Maílson, para que “ficasse quieto”: “Se você insistir nesse assunto, nós discutimos lá fora, só eu e você”.

Moções
Do professor Nildo Ouriques, da Universidade Federal de Santa Catarina, defendendo a reação do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, à moção aprovada por uma comissão do Senado brasileiro pró-concessão da RCTV: “Imagine qual seria a nossa reação se o Senado da Venezuela aprovasse uma moção afirmando que, no Brasil, um monopólio formado por apenas três grupos controla a comunicação do país? Seria um escândalo”, ironiza.

Conta própria
Nos próximos dias 13 e 14 acontecerá o VI Enitec – Encontro Nacional de Inovação Tecnológica, na Firjan. O evento, organizado pela Sociedade Pró-Inovação Tecnológica (Protec) visa a estimular a própria indústria a assumir a gestão do seu desenvolvimento tecnológico para melhorar a competitividade do produto brasileiro no mercado interno e nas exportações.

Chocolate herói
Os ovos destinados às crianças representam 25% das vendas da Páscoa, segundo a Nestlé, empresa dominante nesse setor. De olho nesse segmento, a companhia está associando a Surpresa, um das principais marcas do mercado infantil, a super-heróis como as Meninas Super Poderosas e o Homem Aranha, para, digamos, estender sua teia sobre os jovens consumidores.

Ética
“Deus e Ética nos Negócios” é tema de congresso que a Legião da Boa Vontade (LBV) realiza na capital paulista, no próximo dia 13, das 8h às 18h, no auditório IDPC (Rua Santo Amaro 313, Bela Vista, em São Paulo). O evento é uma atividade do Fórum Mundial Espírito e Ciência (FMEC), da LBV, e visa a contribuir para o aprimoramento dos métodos de administração e para a melhoria das relações humanas, além de discutir a ética como pilar de sucesso pessoal e nos negócios. Estará presente ao encontro Sidney Beraldo, secretário de Gestão Pública do Estado de São Paulo, que falará sobre ética. Mais informações pelo telefone (11) 5044-4386.

Pinguins
O protesto dos estudantes que ocupam a reitoria da USP não se limita ao ataque do governador de São Paulo, José Serra (PSDB), à autonomia universitária. Ele se estende à Microsoft. Quem acessa o blog mantido pelos universitários na Internet – http://ocupacaousp.noblogs.org/ – é informado que o endereço não é compatível com Internet Explorer, e recomenda o uso do Mozilla Firefox.

Paz
A versão brasileira do movimento Paz Agora realiza debate, no próximo domingo, às 17h, Rua São Clemente 155, em Botafogo, no Rio, sobre os efeitos da Guerra dos Seis Dias nas sociedades israelense e palestina. Serão apresentados trechos inéditos de entrevistas com pacifistas israelenses e palestinos realizadas pelo cineasta Silvio Tendler para o filme Utopia e barbárie. “Fim do conflito. Fim da Ocupação. Fim do Terror!”, defendem os organizadores.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorCusto nas alturas
Próximo artigoCoerência

Artigos Relacionados

Brics+ será gigante em alimentos e energia

Bloco ampliado desafia EUA rumo a nova ordem mundial.

Para combater Putin, adeus livre mercado

Teto para preço do petróleo é nova sanção desesperada do G7.

Inflação engorda lucros de bilionários de energia e alimentos

Fortunas dos ricaços desses 2 setores aumentaram US$ 1 bilhão a cada 2 dias desde 2020.

Últimas Notícias

Sudeste teve alta de 5% nas vendas por internet em maio ante abril

Considerando a mesma base de comparação, o faturamento do setor também cresceu: 7%.

Marca chinesa de automóveis de luxo Hongqi abre 1º showroom em Israel

A concessionária de carros israelense Samelet Group abriu nesta terça-feira o primeiro showroom da marca chinesa de limusines Hongqi na cidade de Tel Aviv, no centro de Israel.

AstraZeneca continuará a aumentar o investimento na China

AstraZeneca, a gigante farmacêutica britânica, está otimista sobre as perspectivas econômicas e o crescimento do setor de saúde chinês, e continuará a aumentar seu investimento na China, disse Leon Wang, vice-presidente executivo da AstraZeneca, informou o Chinanews.com nesta quarta-feira.

Setor de energia é um dos alvos preferidos de hackers

Mais de 60% de todos os ataques foram de phishing; organizações criminosas de hackers são ameaça às infraestruturas críticas do Brasil.

Países árabes planejam expansão de energia limpa

Omã, Marrocos, Argélia e Kuwait estão entre os que têm planos mais ambiciosos.