O século 21 está sendo moldado por duas forças de mudança poderosas: a rápida expansão da tecnologia e o avanço de uma agenda global de sustentabilidade. Nunca antes esses temas estiveram tão em evidência, e a sinergia entre eles se tornou essencial para a construção de um futuro sustentável.
Diante da urgência dos desafios ambientais, a adoção de compromissos favoráveis ao meio ambiente deixou de ser uma escolha e se tornou uma necessidade inadiável para garantir a vida na Terra para as futuras gerações.
Por que construir uma agenda com compromissos e gestão ambiental se tornou uma emergência global?
Vivemos um cenário de constantes mudanças climáticas e escassez de recursos naturais, e precisamos entender a responsabilidade que governos, empresas e a sociedade civil possuem em adotar práticas conscientes e seguras para mantermos a vida possível na Terra para as futuras gerações.
O mundo está aquecendo mais rapidamente. Segundo o serviço europeu de mudança climática Copernicus, 2023 foi o ano mais quente no planeta desde 1850.
De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), o aumento de eventos climáticos extremos está por trás do crescimento global da fome e da subnutrição. A pesca, a agricultura e a criação de gado podem ser destruídas ou se tornarem menos produtivas. Ainda segundo dados da ONU, na última década (2010–2019), eventos climáticos causaram o deslocamento estimado de, em média, 23,1 milhões de pessoas por ano, deixando muitas vulneráveis à pobreza.
Em resposta a essa crise, a Assembleia Geral das Nações Unidas adotou, em 2015, a Agenda 2030, um plano ambicioso para o desenvolvimento sustentável, composto por 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Esses objetivos buscam erradicar a pobreza, garantir segurança alimentar, promover a saúde, proteger o planeta e construir sociedades mais justas e prósperas até 2030. No entanto, para que esses objetivos sejam alcançados, é necessário que a tecnologia desempenhe um papel central.
A tecnologia na construção de um futuro sustentável
Para alcançar o desenvolvimento sustentável, foram criados os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, os ODS, que são 17 ações claras e interconectadas a serem cumpridas até 2030. Entender o papel da tecnologia na construção de um futuro sustentável torna-se uma chave preciosa para o planeta avançar no cumprimento dos ODS.
A tecnologia, principalmente se pensada para promover eficiência na gestão ambiental, como a criação de sistemas de gerenciamento voltados para a sustentabilidade, possibilita que as soluções em prol do cumprimento dos ODS sejam aplicadas de forma mais rápida e eficiente. Além disso, a tecnologia auxilia na execução de políticas públicas e empresariais mais transparentes.
Utilizar ferramentas tecnológicas que agilizem o alcance da Agenda 2030 é entender que a tecnologia e o desenvolvimento sustentável estão associados.
A aplicação de conceitos como organização eletrônica de serviços na gestão ambiental inclui desde a operação segura para obtenção de licenças ambientais em grandes projetos de infraestrutura, passando pela fiscalização ambiental, até o uso para coleta de dados e transparência nas políticas públicas.
Portanto, incorporar a tecnologia nos processos de gestão ambiental não é apenas uma estratégia desejável, mas essencial para cumprir os ODS de maneira eficaz e em grande escala.
À medida que a esfera tecnológica continua a evoluir, é imperativo que governos, empresas e a sociedade em geral compreendam a importância de alinhar inovação tecnológica com os objetivos globais de sustentabilidade. Somente assim poderemos construir uma sociedade mais justa, próspera e, acima de tudo, sustentável para as próximas gerações.
Fabiano Carvalho é especialista em transformação digital e CEO da Ikhon Gestão Conhecimentos e Tecnologia.