Transgeneridade: um caso de transcendência

Obra descreve a experiência da autora com questões ligadas à transgeneridade.

A psicossomatista Vanessa Jaccoud lança o livro “Transgeneridade: um caso de transcendência”, volume I da Coleção Casos Clínicos, pela Cartola Editora, no próximo dia 17, em formato impresso e e-book, onde descreve sua experiência com olhar clínico e etéreo sobre a alma humana e suas múltiplas facetas. A autora é membro certificada da WPATH (Associação Profissional Mundial para Saúde Transgênero) e também possui Certificação em Excelência Avançada em Saúde para Transgêneros pela Harvard Medical School, além de outras titulações e especializações no Brasil e no exterior.

Todo o percurso entre os muitos atendimentos da pessoa, desde sua chegada até a transição de gênero frente à família, vão além do consultório, sendo uma costura inteligente e empática, traduzida em mais do que um caso clínico, mas mostrando de forma acolhedora a convivência, a redescoberta e mesclas de pessoas reais. Vidas, histórias, sentidos, encontros e saberes tem papel fundamental na história.

A Transgeneridade é apresentada além da materialidade da ciência, mas sem o abandono dos saberes intelectuais, pautada pela experiência clínica e humana da autora, embasada por Carl G. Jung, fundador da psicologia analítica, trazendo referências e contribuições importantes nessa conexão ocidente e a espiritualidade do oriente, conceitos muito citados no livro.

A obra retrata assuntos muitas vezes ignorados no contexto social, fazendo com que a narrativa seja uma possível alavanca para a contribuição instrutiva desta história incrível de pessoas sendo pessoas na contemporaneidade.

Os aspectos mais abordados, como medo, luto, vergonha, amor próprio e alianças familiares, são trazidos de forma iluminada, para nos fazer entender que estamos passando por uma existência, onde a validação do si mesmo é a única coisa com a qual devemos buscar, para conquistarmos todas as outras e estarmos aptos à arena do nosso viver.

Vanessa Jaccoud é a fundadora e presidente da Associação TRANquilaMENTE, criada para atender indivíduos transgêneros e suas famílias, com uma equipe formada por psicólogos, psiquiatra, e todos os profissionais necessários ao melhor atendimento de cada caso. Localizada no Recreio dos Bandeirantes, RJ, terá valor popular e, além da parte de saúde física e mental, a Associação também promoverá capacitação, acesso a cursos de graduação e o necessário para que haja acolhimento, esclarecimento e inclusão.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) mudou esse entendimento em seu guia que serve de referência para estatísticas e diagnósticos médicos: ser transgênero – em geral, ter uma identidade de gênero que não corresponde ao seu sexo atribuído ao nascer – não é doença. Considera-se na verdade a condição de ser “trans” muito mais complexa na teoria, bem como na prática.

Além de outros impactos ligados à questão da transgeneridade, existem problemas mais evidentes como a não aceitação na sociedade, dificuldades na hora de conseguir um emprego, conquistar a redesignação sexual, mudança para o nome social, além de tanta discriminação e preconceitos, os quais não faltam desde o início do percurso de transição até a fase de maturação da transição em si. Existem ainda outros obstáculos mais graves, que influenciam o fator psicológico. Tudo é delicado e complexo nesta área do humano.

Ficha técnica

Título: Transgeneridade: um caso de transcendência – Volume I Coleção Casos Clínicos
Autora: Vanessa C. Jaccoud
Editora: Cartola Editora, SP, 2021
Edição: 1ª
Páginas: 132
ISBN: 978-65-89837-40-4
Estilo: 1. Psicologia 2. Transgeneridade
Capa, diagramação e projeto gráfico: Rodrigo Barros
Revisão: Simone Souza
Edição: Rodrigo Barros e Janaina Storfe
Assessoria de Imprensa: Paula Ramagem

Pedidos antecipados e informações pelo e-mail [email protected]
A renda obtida com a venda dos livros será totalmente revertida para custear os atendimentos da Associação TRANquilaMENTE (siga o Instagram @associacaotranquilamente)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

Teoria econômica é tema de workshop gratuito

Trazer novas contribuições das atuações em seus respectivos campos de pesquisa

Karla Sabah lança ‘On A Clear Day (You Can See Forever)’ no dia 2/6

Lançamento acontecerá nas plataformas e no YouTube.

15 anos de Estética In Rio

Setor continua sendo um dos mais indicados para investimentos 2022.

Últimas Notícias

Leega lança solução de inteligência de dados marketing das empresas

Marketing Analytics combina arquitetura Cloud, engenharia de dados e machine learning.

Qyon Tecnologia planeja crescer 65% em 2022

Marca deve fechar ano com cerca de 100 franquias.

XP amplia crescimento do PIB para este ano

Elevou a projeção de 0,8% para 1,6%

Perfil de risco visto pelas corretoras

Uso do Questionário de Perfil de Investidor, chamado de suitability, que tem como função identificar seu apetite de risco

Diretor do Grupo Nubank cumpre novo mandato na Anbima

Permanecerá na vaga de conselheiro titular reservada à Anbima no Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional