30.5 C
Rio de Janeiro
domingo, janeiro 17, 2021

Transgênicos

Os preços dos defensivos agrícolas à base de glifosato, como o Roundup, da Monsanto, tiveram aumento de 64% este ano, enquanto os de outros pesticidas subiram “apenas” 15%. Foi para resistir ao Roundup que foi desenvolvida a polêmica soja transgênica RR, hoje base da produção do grão no Brasil.

Arbitragem
Empresas que costumam recorrer à arbitragem internacional precisam estar atentas à necessidade de a decisão ser homologada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ): “Muitas vezes as partes tinham em mãos uma sentença arbitral estrangeira favorável, mas não conseguiam proteger seus interesses mais rapidamente, pois restava pendente a decisão homologatória do Supremo, que chegava a demorar aproximadamente dois anos”, explica Inez Balbino Petterle, advogada da Divisão Sindical da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
Esta semana, a CNC promoveu palestra, no Rio, com o ministro Luiz Fux, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), para explicar as mudanças que tornaram esse processo mais rápido, a partir da entrada em vigor da Emenda Constitucional 45/ 2004, que transferiu a competência da homologação de sentenças estrangeiras do STF para o STJ.

Confirmada
O Tribunal Regional Federal da 1ª Região negou o pedido da Nestlé de suspensão da cobrança de multa de quase R$ 600 mil, aplicada pela Secretaria de Direito Econômico (SDE) do Ministério da Justiça, em março de 2008. O desembargador Luciano Tolentino Amaral cassou a antecipação da tutela concedida à empresa pela primeira instância, de modo a permitir a cobrança da multa. A SDE apurou que a redução da quantidade da Farinha Láctea não foram informadas aos consumidores de maneira clara e objetiva, como determina o Código de Defesa do Consumidor.

Visa gelado
A Nestlé fechou uma parceria inédita na cidade: a partir deste verão, o consumidor poderá pagar seu sorvete com cartão Visa nas praias do Rio. Foram credenciados cerca de 60 vendedores. A fábrica da empresa em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio de Janeiro está completando dez anos. Todos sorvetes da marca que circulam país afora são produzidos lá.

Marinha gelada
A Finep irá financiar R$ 69 milhões para a compra de um navio polar para a Marinha do Brasil. A embarcação, que está passando por obras de adaptação em um estaleiro na Alemanha, contará com o que há de mais moderno em tecnologia para pesquisa oceanográfica e servirá de apoio ao Programa Antártico Brasileiro. Deverá entrar em operação nos próximos 18 meses. A compra do navio de origem norueguesa Ocean Empress deverá ser concluída nos próximos meses.

Romenos
Uma delegação de empresários romenos visita o Brasil, entre os próximos dias 12 e 20, para fazer negócios nas áreas de petróleo e energia. Organizada pela Associação dos Contratores de Perfuração da Romênia, pelo Ministério para Pequenas e Média Empresas, Comércio, Turismo e Profissões e pelo Centro Romeno para a Promoção do Comércio, a delegação vai participar também da Feira Internacional Rio Oil&Gas.

Mera fumaça
Não apenas o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), teve a agenda para 2010 achatada pelo nivelamento por baixo entre PT e PSDB. Ao insurgir-se contra a (boa) iniciativa de Serra de tentar proibir o fumo em ambientes fechados, o presidente Lula reafirma que, além de pasteurizado, o debate nacional está restrito à pequena política.

Causas
Se, entre uma viagem e outra ao exterior, o governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), dedicar 20% do seu tempo para defender a melhora dos serviços de transportes do estado com a mesma paixão que dedicou à campanha para privatizar o Aeroporto Tom Jobim, a população fluminense terá retorno bem maior. Não precisa nem forçar na retórica, chamando os serviços do setor, em sua esmagadora maioria, privados, de quinta ou enésima qualidade. Basta exercer o poder que a Constituição estadual lhe confere nas relações com concessionários.

Artigo anteriorCaixa alta
Próximo artigoReceita externa
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Grande produtor rural não paga impostos

Agronegócio alia força política a interesses do mercado financeiro.

Não foi a disrupção que derrotou a Ford

Mercado de automóveis está mudando, mas montadora sucumbiu aos próprios erros e à estagnação que já dura 6 anos.

Quantas mortes pode-se debitar na conta de Bolsonaro?

Se índice de óbitos por Covid-19 no Brasil seguisse a média mundial, teriam sido poupadas 154 mil vidas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Varejo sente redução no auxílio e alta da inflação

Comércio ficou estável em novembro e quebrou sequência de recuperação.

Senado quer que Pazuello se explique

Pedido de convocação para cobrar ação do Ministério da Saúde no Amazonas.

Lenta recuperação na produção industrial dos EUA

Setor ainda está 3,6% abaixo do nível anterior à pandemia.

Realização de lucros em âmbito global

Bolsas europeias e os índices futuros de NY operam em baixa nesta manhã de sexta-feira.

Desaceleração deve vir no começo do primeiro trimestre

Novo pacote de estímulo fiscal, bem como o avanço da imunização, deve garantir reaceleração em direção ao final do período.