28.1 C
Rio de Janeiro
domingo, janeiro 24, 2021

Transparência

A insistência com que o governo tenta voltar de afogadilho o desmonte da CLT, inclusive, com o próprio presidente FH à frente das chamadas operações de convencimento, tornam ainda mais atual a reivindicação de que o país precisa conhecer, na íntegra, a última versão do acordo com o FMI.

Transparência II
Se o governo garante, apesar de todas as evidências em contrário, que a perda de direitos trabalhistas é popular, por que os parlamentares governistas se arrepiam à simples menção de votação nominal?

Ao ponto
Entidades internacionais de todo o mundo estão enviando cartas aos congressistas norte-americanos pedindo que rejeitem a concessão do fast track (via rápida), que garantiria ao presidente George Bush o direito de firmar acordos internacionais, como a implantação da Área de Livre Comércio das Américas (Alca), sem necessidade de autorização prévia do parlamento.

Defasagem
Pesquisa conduzida pelo economista Christopher Worswick, da Universidade de Carleton (Canadá), para medir o rendimento escolar de imigrantes revelou que as crianças vencem, em poucos anos, as dificuldades iniciais decorrentes da vida em um novo país. Segundo a pesquisa, os pequenos imigrantes demonstram ter dificuldades iniciais em matemática, leitura e redação, mas vencem esses obstáculos já no curso primário, demonstrando notável rendimento escolar por volta dos 12 anos de idade.

Social
A cerca de dez dias do fim da campanha Tele-Apae Gente Ajudando Gente, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) não arrecadou nem 1% do necessário para abater suas dívidas, que, apenas no Estado de São Paulo, alcançam cerca de R$ 2,9
Milhões. A entidade, que atende a cerca de 200 mil excepcionais, acusa o Ministério da Previdência Social de não repassar-lhe um único centavo este ano, deixando-a ameaçada de fechar as portas. Consultores independentes aconselham a entidade a mudar de razão social e ingressar em algum programa de ajuda para instituições financeira$ carente$.

Apoio
É cada menor a complacência da sociedade com a manutenção do fundamentalismo fiscal tucano. Segundo enquete, via Internet, da Boucinhas & Campos, embora 100% dos participantes digam que eles e/ou suas empresas foram prejudicados pela recém-terminada greve dos servidores do Judiciário, 80% defenderam que teria sido melhor conceder rapidamente o reajuste reivindicado pelos funcionários, evitando que o movimento se
arrastasse por 80 dias. Apenas 20% dos internautas se declararam contrários à concessão de reajuste.

Em debate
O seminário Banco Central Independente, Estabilidade e Desenvolvimento reúne, nesta terça-feira, na Câmara dos Deputados, alguns dos principais assessores econômicos dos partidos com maior cacife eleitoral. Estarão representados: PT (Guido Mantega), PMDB (Luiz Gonzaga Belluzo), PPS (Mangabeira Unger), PSDB (José Roberto
Mendonça de Barros), PFL (Paulo Rabelo de Castro) e PPB (Delfim Netto). Também confirmaram presença, os diretores do BC Ilan Goldfajn e Daniel Gleizer Espera-se que o encontro não acabe em pizza …monetária.

Coisas de Pedro
Depois de renegar a defesa do real sobrevalorizado, o ministro Malan abraça – ainda que com as ressalvas inerentes à auto-suficiência tucana – a causa da substituição das importações. Só falta agora uma autocrítica sobre as privatizações selvagens que praticou para igualar a marca do seu homônimo bíblico.

Artigo anteriorUma década perdida
Próximo artigoDrama
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Incerteza da população ou dos mercados?

EUA e Reino Unido espalham suas expectativas para os demais países.

É hora de radicalizar

Oposição prioriza impeachment, mas sabe aonde quer chegar?.

Soja ameaça futuro do Porto do Açu

Opção por commodities sobrecarrega infraestrutura do país.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Copom está alinhado com maioria da expectativa do mercado

Considerando foco na inflação de 2022, estamos considerando agora que BC começará a aumentar Selic em maio e não em agosto.

Primeira prévia dos PMI’s e avanço da Covid-19

Bolsa brasileira sucumbe ao terceiro dia de queda, mediante aos temores fiscais.

Exterior em baixa

Queda acontece em meio às preocupações com problemas para obtenções de vacinas.

Más notícias persistem

Petróleo negociado em NY mostrava queda de 2,60% (afetando a Petrobras), com o barril cotado a US$ 51,75.

Mercado reagirá ao Copom e problemas internos

Na Europa, Londres teve alta de 0,41%. Frankfurt teve elevação de 0,77%. Paris teve ganhos de 0,53%.