A Transpetro, subsidiária de transporte logístico da Petrobras, divulgou em coletiva de imprensa, nesta segunda-feira, na sede da empresa no Rio de Janeiro, o lançamento de licitação internacional para a contratação de fabricação de quatro navios para transporte de produtos da Petrobras como gasolina, querosene e diesel, para cabotagem no litoral brasileiro.
A Transpetro calcula que o lançamento da primeira embarcação ao mar será em junho de 2026. O plano geral contempla a fabricação de 25 navios. O custo da construção de todos é calculado entre US$ 2 bilhões e US$ 2,5 bilhões. A iniciativa faz parte do Programa de Renovação e Ampliação de Frota da Transpetro.
Como se trata de uma licitação internacional, a questão de conteúdo local não é condição para realização. Mas, perguntado sobre uma eventual escolha de um estaleiro brasileiro, o presidente da Transpetro, Sérgio Bacci, respondeu que o edital destaca equalização de preços e condições de financiamento.
Se for um estaleiro nacional, há o Fundo da Marinha Mercante. Talvez uma outra fonte de financiamento seria via BNDES, mas ainda não há nada de concreto sobre isso. Bacci acrescentou que a indústria naval brasileira precisa ter demanda perene. “Tendo obra sistemática vai aumentando o número de empregos no setor”.
“O edital foi pensado para fomentar a participação do maior número de empresas possível”, declarou o presidente da Transpetro. “É mais barato construir do que afretar para o sistema Petrobras”, frisou Bacci. Ele disse que é muito importante a renovação da frota para atender melhor a logística no transporte de produtos da costa brasileira.
O Plano Estratégico da Petrobras prevê a aquisição de mais embarcações além das quatro primeiras. Bacci informou que outros 12 navios estão em fase de estudo. Além desses, mais nove embarcações estão sendo consideradas, mas ainda sem previsão de início de estudo.
Propostas para licitação de navios da Transpetro poderão ser apresentadas até 7 de outubro
O edital da licitação internacional está publicado na plataforma pública Petronect. Ele também foi divulgado, na última sexta-feira, no Diário Oficial da União (DOU). As propostas das empresas para disputar a licitação poderão ser apresentadas até 7 de outubro. A assinatura do contrato com a empresa vencedora está prevista para dezembro deste ano.
Os quatro primeiros navios são da classe Handysize (que significa classe de navio graneleiro, projetado para transportar grandes quantidades de cargas não embaladas, entre 15 mil e 18 mil toneladas). Segundo Bacci, depois do primeiro lançamento daqui a dois anos, o objetivo é a cada seis meses um navio ser colocado no mar até 2028.
O presidente da Transpetro assinalou que os estaleiros que não apresentarem condições econômicas e técnicas para executar o projeto serão excluídos imediatamente da disputa.
Por Regina Teixeira, especial para o Monitor