O ano de 2024 foi marcado por grande investimento nas rodovias do país. De acordo com dados da Agência Gov, foram cerca de R$ 6,5 bilhões de reais investidos na matriz de transportes brasileira, ou seja, um aumento de 26% em relação ao mesmo período de 2023. Também, o tráfego pedagiado nas rodovias concedidas cresceu 6% em relação ao ano anterior.
Contudo, 2024 também foi marcado por grandes desafios no setor, como por exemplo as enchentes do Rio Grande do Sul, que não apenas desalojaram famílias e provocaram extensos danos, mas também exerceram um peso significativo sobre o setor de transporte de cargas e logística. Ou então, as queimadas por todo o Brasil, que proporcionaram perigo à segurança dos motoristas e também rotas alteradas.
“As enchentes no sul do país e as queimadas em diversas regiões tiveram um impacto severo na logística rodoviária brasileira. No sul, as inundações destruíram colheitas e comprometeram grandes transportadoras, que perderam cargas e enfrentaram bloqueios nas estradas. Já as queimadas agravaram o cenário, com interdições causadas pelo fogo e pela fumaça, obrigando motoristas a buscar rotas alternativas e aumentando os custos e atrasos nas operações rodoviárias”, afirma Kassio Seefeld, CEO da TruckPag, startup de meios de pagamento com soluções completas para frota pesada.
O modal rodoviário, responsável por mais de 60% do transporte de mercadorias no Brasil, enfrentou um outro desafio crítico em 2024: o roubo de cargas. Esse tipo de crime tornou-se um dos principais obstáculos para o setor, com o modal sendo o alvo preferencial dos criminosos. Dados recentes da Secretaria de Segurança Pública indicam que o país registra, em média, 10 mil ocorrências desse tipo por ano, representando uma séria ameaça tanto à segurança pública quanto à economia nacional.
“Esse tipo de crime afeta diretamente o setor logístico, elevando os custos do transporte e comprometendo a eficiência das operações. O aumento da violência no transporte de cargas está associado à fragilidade das medidas de segurança nas rodovias e à falta de uma fiscalização eficaz. Para minimizar os riscos, é fundamental que os motoristas sigam os planos traçados pelas transportadoras, que geralmente incluem monitoramento constante e ações rápidas para lidar com imprevistos”, destaca Seefeld.
Modernização
Para 2025, o Conselho Consultivo do Ramo Transporte debateu o foco na modernização e sustentabilidade do setor. O plano de ação para 2025 visa fortalecer o setor por meio de metas claras, melhorias na infraestrutura de apoio e fortalecimento financeiro das cooperativas.
“O transporte rodoviário de cargas é fundamental para a economia brasileira, gera milhões de empregos diretos e indiretos, sendo um dos pilares do desenvolvimento regional e da integração econômica. É importante que tudo esteja regularizado nas estradas, pois é um serviço fundamental para o nosso país e que não pode carecer de atenção”, enfatiza o CEO da TruckPag.
Apesar dos desafios enfrentados no setor, a TruckPag registrou um crescimento de 59% no período, além de expandir seu portfólio de clientes na solução de abastecimento, carro-chefe da companhia, em 62% ao longo de um ano. A empresa também alcançou a marca de mais de 100 mil transações mensais de abastecimento, lançou um produto para gestão de manutenção, e, em parceria inédita com a DAF no Brasil, se tornou a plataforma de pagamento oficial do Programa Frotas.
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