Trem de carga China-Europa facilita exportações natalinas

387
Um trem de carga China-Europa saindo do Parque de Comércio e Logísticas Internacional de Xi’an, Xi’an, noroeste da Província de Shaanxi da China, 13 de abril, 2021. (Xinhua/Li Yibo)

Um trem de carga China-Europa saindo do Parque de Comércio e Logísticas Internacional de Xi’an, Xi’an, noroeste da Província de Shaanxi da China, 13 de abril, 2021. (Xinhua/Li Yibo)

Xinhua - Silk Road

Shenzhen, 10 Nov (Xinhua) — Um trem de carga especial China-Europa que está transportando mercadorias de natal está a caminho de Duisburg, Alemanha, local onde as mercadorias serão enviadas para outros países europeus incluindo Polônia, Bélgica, Suécia, França e Holanda.

O trem está sido carregado com 50 TEUs (unidade de equivalência a 20 pés) de mercadorias com o valor equivalente a 20 milhões yuan (aproximadamente 3,1 milhões dólares americanos), partiu da cidade de Shenzhen no sul da China em 5 de novembro e espera-se chegar à Europa depois de mais ou menos 16 dias, disse a Alfândega de Shenzhen nesta segunda-feira.

Espaço Publicitáriocnseg

Fabricado principalmente nas províncias Guangdong e Fujian, os itens para exportação apresentam uma alta demanda durante a temporada de compras de natal na Europa, como roupas, sapatos, equipamentos de ginástica, lareira elétrica, iluminação LED e peças automotivas.

O serviço de carga especial foi introduzido para atender as necessidades urgentes das empresas de comércio eletrônico transfronteiriças na Grande Área da Baía de Guangdong-Hong Kong-Macau e cidades vizinhas.

“Setembro e outubro marcam a temporada de pico de expedição de pedidos natalinas. Porém, houve restrições de capacidade nos transportes marítimos e terrestres este ano por causa da pandemia Covid-19”, disse Wang Ping, vice gerente geral da Shenzhen Huashang International Supply Chain Service Co., Ltd., acrescentando que, sem o serviço de trem, os fabricantes terão de escolher o frete aéreo, que custa mais caro.

O serviço de trem pode cortar o custo de transportação em 30% comparado às rotas marítimas e é apenas 20% do custo de frete aéreo, Wang acrescentou, expressando sua alegria pelo arranjo “oportuno” do serviço.

Introduzida no agosto de 2020, a rota de 13.438km de Shenzhen-Duisburg está entre as mais longas linhas de trem de carga China-Europa. Até o final de outubro, ela já operou 131 viagens, transportando 81.400 toneladas de mercadorias com o valor superando 3,4 bilhões yuan.

As viagens de trem de carga China-Europa tiveram um ritmo de crescimento robusto desde o início de 2021, com o número total subindo 32% anualmente atingindo 10.030 pelo final de agosto, mostram os dados da China State Railway Group Co., Ltd.

Durante o período, os trens de carga transportaram aproximadamente 964.000 TEUs de contêineres de mercadorias, um aumento de 40% em comparação com o mesmo período em 2020.

Os trens de carga China-Europa operando ao longo de 73 rotas já transportaram mercadorias para mais de 170 cidades em 23 países europeus. O serviço do trem também forneceu suporte ao desenvolvimento econômico e social nos países e regiões ao longo da Cinturão e Rota.

Leia também:

Metrô construído por China em Vietnã começa as operações comerciais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui