Três perguntas: o mercado de títulos verdes (‘green bonds’)

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Samanta Pineda (foto divulgação)
Samanta Pineda (foto divulgação)

O mercado de títulos verdes (green bonds), vem crescendo de forma consistente e sólida nos últimos anos. Apesar de toda a sua potencialidade, o Brasil não está na relação dos 20 principais emissores desse tipo de título. Ou seja, o país tem um grande caminho pela frente para conquistar o seu espaço nesse mercado. Para entendermos o que são os títulos verdes, conversamos com a advogada e consultora Samanta Pineda, do escritório Pineda e Krahn, especializado em direito ambiental, sobre o que são os títulos verdes, o tamanho desse mercado e como micro e pequenos produtores e empresários brasileiros podem ter acesso a ele.

 

O que são os títulos verdes?

Títulos verdes são papéis garantidores de dívidas, como os títulos utilizados normalmente para isto (CRA, Certificado de Recebimento de Agronegócio, e CRI, Certificado de Recebíveis Imobiliários), mas que têm os recursos obtidos destinados a projetos que apresentem impactos ambientais positivos.

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O emissor do título apresenta um projeto a ser financiado com recurso garantido por título verde, e este projeto é auditado ou certificado para que seja comprovada a existência de ganho ambiental. Ainda não há diferencial de taxas para os títulos verdes, mas o ganho reputacional tem aumentado significativamente o leque de investidores.

 

Qual o tamanho desse mercado?

O mercado mundial é gigantesco e já ultrapassou a marca de US$ 1 trilhão desde que surgiram os green bonds em 2007. Em 2019, foram mais de US$ 328 bilhões no mundo e US$ 8,1 bilhões no Brasil. O mercado brasileiro apresenta um dos maiores potenciais do mundo graças à legislação ambiental rígida e à forma de produção, com a adoção de tecnologias sustentáveis.

 

Micros e pequenos produtores e empresários podem ter acesso a esse mercado?

O mercado dos títulos verdes pode ser acessado por todos os tamanhos de empresas. Caso o valor a ser acessado seja pequeno, é possível haver um financiamento coletivo para que o título tenha um valor atrativo no mercado. Para isto, os pequenos produtores deverão fazer projetos conjuntos e combinar formas de prestação de contas do andamento dos projetos.

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