Três perguntas: o mercado online de artigos seminovos de luxo

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Leilane Sabatini (foto divulgação @cansei_vendi)
Leilane Sabatini (foto divulgação @cansei_vendi)

O @cansei_vendi é um dos maiores brechós de artigos seminovos de luxo do mercado brasileiro. Seu principal público é o feminino, mas a empresa também comercializa itens masculinos, infantis e de home & decor. Sua origem foi no Instagram, em 2013. Dois anos depois, a empresa iniciou a operação de sua plataforma, estabelecendo seu marketplace.

Conversamos com Leilane Sabatini, sua fundadora e CEO, sobre este mercado e a importância do posicionamento da empresa. Por exemplo, para atender um público tão específico, é necessário ter atenção redobrada. O @cansei_vendi analisa e certifica a autenticidade de cada uma das peças que será exposta e vendida por consignação na sua plataforma. É importante destacar essa característica do negócio, pois nem todas as plataformas têm esse cuidado, o que acaba por espantar esse público e comprometer sua reputação com a venda de itens falsificados.

Também conversamos se a compra de um item de luxo pode funcionar como um investimento financeiro. Segundo Leilane, a valorização não ocorre para todos os itens; contudo, conhecendo a peça e suas características de mercado, é possível comprar um item que pode se valorizar apesar de ser usado. Segundo a consultoria inglesa GlobalData, o mercado global de itens usados deve dobrar de tamanho até 2025, passando de US$ 36 bilhões em 2021 para US$ 77 bilhões em quatro anos.

 

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Como você tem visto o mercado online de artigos usados? Quais são as suas perspectivas e como você avalia o impacto da pandemia neste mercado?

O mercado de artigos usados em geral é um dos mercados que mais cresce no mundo. Falando no nicho de luxo, no qual atuamos, nossa expectativa é que o mercado brasileiro dobre de tamanho nos próximos 3 anos. A pandemia afetou positivamente o segmento por uma série de motivos:

  • a alta do dólar fez com que itens comprados anos atrás, em outros termos cambiais, se valorizassem, mesmo que usados, gerando uma oportunidade tanto para quem vende quanto para quem compra;
  • a crise econômica e política no país faz com que as pessoas busquem alternativas de capitalização, aquecendo a venda de itens parados nos closets;
  • uma maior consciência cultural de consumo, que vem se tornando uma variável importante nas decisões de compras das pessoas.

 

Qual a importância do posicionamento de um comércio online neste mercado? Como o @cansei_vendi trabalha a fidelização de uma clientela tão específica?

Como trabalhamos com um público exigente e mais sofisticado, a experiência da compra e venda tem que ser totalmente pensada para surpreender, desde a produção das fotos dos itens anunciados, passando pela embalagem até a chegada da compra. Esses são fatores importantíssimos. Por exemplo, nossa embalagem é totalmente sustentável. Nós não utilizamos plástico. Além disso, toda a comunicação com o cliente tem que ser transparente e agradável.

Nós garantimos a autenticidade de todos os itens vendidos na plataforma. Isso é mais um diferencial do nosso serviço. Ninguém quer comprar uma bolsa de até R$ 20 mil e se deparar com a ingrata surpresa de ser um item falso.

 

Na sua opinião, a compra de um artigo seminovo de luxo pode funcionar como um investimento financeiro?

Por incrível que pareça, sim, a compra e venda de uma bolsa de luxo pode ser um investimento. A bolsa clássica da Chanel teve um aumento de 30% no último ano comparado ao seu valor de loja na Europa, e de aproximadamente 50% comparado ao seu valor de loja no Brasil. Portanto, se você comprou uma bolsa Double Flap em 2018, por exemplo, e decidir vendê-la hoje, você consegue facilmente vender com ágio, mesmo sendo um produto já usado. A bolsa Chanel foi um dos poucos artigos que não depreciaram com o tempo.

A bolsa Hermès Birkin é outro exemplo de item que teve valorização no mercado secundário. O fato de a marca simplesmente não vender o item a pronta entrega, e a sua lista de espera no Brasil ser de aproximadamente dois anos, faz com que o mercado de second hand (segunda mão) seja uma excelente alternativa para quem busca a compra imediata, além de todos os fatores já mencionados que fizeram com que os artigos de luxo importados se valorizassem nos últimos anos. As Hermès Birkin são comercializadas atualmente no mercado secundário por valores que variam de R$ 50 mil a R$ 75 mil, dependendo das condições de uso, tamanho, cor etc.

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