31.1 C
Rio de Janeiro
quarta-feira, janeiro 20, 2021

Tribunal

Nos próximos dias 13 e 16, instala-se, em Lima, no Peru, o Tribunal Permanente dos Povos (TPP). Promovido por organizações e movimentos sociais, o julgamento ocorre em paralelo à Cúpula de Presidentes União Européia-América Latina e Caribe. O tribunal julgará, em caráter simbólico, a atuação de empresas transnacionais européias na América Latina, consideradas abusivas, principalmente, em relação a acusações de violação de direitos humanos, sociais, ambientais e trabalhistas. Entre as acusadas pelo TPP, Roche & Boehringer e Unilever.

Mico preto
As lojas do Free Shop nos aeroportos brasileiros até aceitam euros; mas só dão troco em dólar – e num câmbio pouco simpático ao consumidor. A um cliente que pediu o troco em reais, o caixa concordou com a solicitação, mas lamentou que só podia devolver em moeda norte-americana.

Nariz a prazo
A recém empossada gestão da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica do Rio de Janeiro (SBCP-RJ) abriu fogo contra o que considera propaganda enganosa, com médicos e clínicas prometendo “milagres”, com valores “muito abaixo da tabela”. A entidade contratou a banca A. Couto Advogados e fez consulta ao Cremerj sobre as medidas cabíveis. O principal alvo da SBPC-RJ é o parcelamento em até 36 vezes, “fazendo da cirurgia plástica um verdadeiro “varejão””.

Visão
No próximo sábado, o projeto “Menina dos Olhos” realizará um mutirão de avaliação oftalmológica, onde médicos da USP examinarão aproximadamente 1,5 mil crianças, com idade de seis a 12 anos, do ensino fundamental público de Atibaia, São Paulo. A iniciativa une o laboratório Aché, a prefeitura e o Rotary Club. A ação conta ainda com o apoio do Instituto Varilux da Visão. A estimativa é que ao todo 8 mil crianças participem da primeira edição do projeto e que serão doados 200 pares de óculos.

Expansão
No ano em que completa 30 anos de fundação, a Marko Sistemas Metálicos, empresa fabricante do sistema de cobertura metálica Roll-on, acaba de inaugurar sua nova sede na Barra da Tijuca (RJ). Com mais 12 milhões de m² de produtos instalados em empreendimentos no Brasil e no exterior, a empresa deixou sua unidade de Bonsucesso somente para a produção industrial. Em processo de expansão, com novas máquinas vindas da Itália e da França, a empresa espera retomar as exportações para a América Latina.

Nas telas de Paris
Cerca de 10 mil pessoas são esperadas pelos organizadores do 10º Festival de Cinema Brasileiro de Paris, que começa nesta quarta-feira e se estende até dia 27, ocupando três salas da capital francesa. Caso a previsão da Associação Cultural Jangada, responsável pelo festival, se confirme, o público deste ano superará o de 2007, que atingiu 7.200 espectadores. O festival tem custo de cerca R$ 500 mil e, este ano, tem patrocínio de BNDES, Embraer, Embratur e TAM.

Marcos de Oliveira e Sérgio Souto

Artigo anteriorTurista interno
Próximo artigoViúvas
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

É hora de radicalizar

Oposição prioriza impeachment, mas sabe aonde quer chegar?.

Soja ameaça futuro do Porto do Açu

Opção por commodities sobrecarrega infraestrutura do país.

Grande produtor rural não paga impostos

Agronegócio alia força política a interesses do mercado financeiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Exportação de cachaça para mercado europeu cresceu em 2020

Investimentos será de R$ 3,4 milhões em promoção; no Brasil, já cerveja deve ficar entre 10 e 15% mais cara em 2021.

UE planeja iniciar gastos de grande fundo de recuperação em meses

Incerteza econômica na Alemanha continua em 2021; economista mantém previsão de crescimento do PIB do país em +3,5%.

Exterior abre positivo e Copom no radar interno

Na Ásia, Bolsas fecharam sem sinal único; Hong Kong registrou avanço de 1,08%.

Índice Ibovespa futuro opera entre perdas e ganhos

No momento, o futuro do índice Ibovespa está em alta de 0,03% e o futuro do dólar está em queda de -0,34%.

Comportamento indefinido

Ontem, logo cedo, Europa seguia a trilha de alta dos mercados da Ásia, o mesmo acontecendo com o mercado americano.