Tribunal

Nos próximos dias 13 e 16, instala-se, em Lima, no Peru, o Tribunal Permanente dos Povos (TPP). Promovido por organizações e movimentos sociais, o julgamento ocorre em paralelo à Cúpula de Presidentes União Européia-América Latina e Caribe. O tribunal julgará, em caráter simbólico, a atuação de empresas transnacionais européias na América Latina, consideradas abusivas, principalmente, em relação a acusações de violação de direitos humanos, sociais, ambientais e trabalhistas. Entre as acusadas pelo TPP, Roche & Boehringer e Unilever.

Mico preto
As lojas do Free Shop nos aeroportos brasileiros até aceitam euros; mas só dão troco em dólar – e num câmbio pouco simpático ao consumidor. A um cliente que pediu o troco em reais, o caixa concordou com a solicitação, mas lamentou que só podia devolver em moeda norte-americana.

Nariz a prazo
A recém empossada gestão da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica do Rio de Janeiro (SBCP-RJ) abriu fogo contra o que considera propaganda enganosa, com médicos e clínicas prometendo “milagres”, com valores “muito abaixo da tabela”. A entidade contratou a banca A. Couto Advogados e fez consulta ao Cremerj sobre as medidas cabíveis. O principal alvo da SBPC-RJ é o parcelamento em até 36 vezes, “fazendo da cirurgia plástica um verdadeiro “varejão””.

Visão
No próximo sábado, o projeto “Menina dos Olhos” realizará um mutirão de avaliação oftalmológica, onde médicos da USP examinarão aproximadamente 1,5 mil crianças, com idade de seis a 12 anos, do ensino fundamental público de Atibaia, São Paulo. A iniciativa une o laboratório Aché, a prefeitura e o Rotary Club. A ação conta ainda com o apoio do Instituto Varilux da Visão. A estimativa é que ao todo 8 mil crianças participem da primeira edição do projeto e que serão doados 200 pares de óculos.

Expansão
No ano em que completa 30 anos de fundação, a Marko Sistemas Metálicos, empresa fabricante do sistema de cobertura metálica Roll-on, acaba de inaugurar sua nova sede na Barra da Tijuca (RJ). Com mais 12 milhões de m² de produtos instalados em empreendimentos no Brasil e no exterior, a empresa deixou sua unidade de Bonsucesso somente para a produção industrial. Em processo de expansão, com novas máquinas vindas da Itália e da França, a empresa espera retomar as exportações para a América Latina.

Nas telas de Paris
Cerca de 10 mil pessoas são esperadas pelos organizadores do 10º Festival de Cinema Brasileiro de Paris, que começa nesta quarta-feira e se estende até dia 27, ocupando três salas da capital francesa. Caso a previsão da Associação Cultural Jangada, responsável pelo festival, se confirme, o público deste ano superará o de 2007, que atingiu 7.200 espectadores. O festival tem custo de cerca R$ 500 mil e, este ano, tem patrocínio de BNDES, Embraer, Embratur e TAM.

Marcos de Oliveira e Sérgio Souto

Artigo anteriorTurista interno
Próximo artigoViúvas
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Na pandemia, BNDES vendeu ações que agora valem o dobro

Em nove meses, banco perdeu R$ 8 bi só em 1 operação.

Desigualdade, Big Tech e EUA são maiores ameaças à democracia

7 em 10 chineses avaliam que seu país vai bem na questão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Shoppings: menos sacolas e mais entretenimento e serviços

Shopping não será mais um destino de aquisição de produtos e sim uma nova forma de usufruir dos serviços.

Nove em 10 brasileiros consideram grave situação da pandemia

Mais da metade está com muito medo do coronavírus e três quartos da população perderam alguém conhecido para a Covid-19.

Barômetros Globais sobem pelo 3º mês seguido

Neste mês, Hemisfério Ocidental mais contribui para a alta, ao crescer 7,9 pontos, seguida da região da Ásia, Pacífico e África.

SP: preço do aluguel volta a cair após três meses em alta

Vendas de imóveis usados sobem 23,02% na capital, diz pesquisa do Creci.

Frango: 11 plantas perdem autorização de venda a sauditas

Produção das unidades brasileiras suspensas representa até 65% do frango halal exportado pelo país à Arábia Saudita.