Troca na CVM

Ninguém sabe como, mas o superintendente de Fiscalização da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Roberto Tadeu Antunes Fernandes, foi trocado por  Luiz Mariano. Tadeu saiu para a superintendência da área Internacional. Ele estava respondendo pela apuração de suposta sonegação de dados cadastrais de clientes sob investigação da distribuidora de títulos e valores mobiliários Bankboston, que estaria prejudicando apuração de lavagem de dinheiro em operações suspeitas.

No Supremo
O Ministério Público Federal encaminhou ao Supremo Tribunal Federal oito Inquéritos envolvendo o ex-prefeito de Ribeirão Preto (SP) e atual ministro da Fazenda, Antônio Palocci. A remessa foi feita em decorrência da prerrogativa de foro privilegiado do ministro. Sete das ações têm por base representações ajuizadas por Fernando Chiarelli, cidadão paulistano residente em Ribeirão Preto. O mercado financeiro, sempre atento a uma oportunidade para especular e faturar algum, detonou boatos sobre os inquéritos, como se não fosse normal um prefeito responder a acusações desse tipo.

Unificado
Segundo João Pedro Stedile, da direção nacional do MST, a soberania alimentar – o direito dos povos de produzir e comer de acordo com sua cultura – está ameaçada. “Querem padronizar a alimentação de todo o mundo. Uma prova disso é que 85% da população da América Latina é obrigada a comer produtos à base de soja, milho, arroz e feijão”, disse, lembrando também que o fato é uma ameaça à biodiversidade. “Com interesses em lucros, as transacionais desmatam e poluem rios, fazendo com que diversas espécies de sementes entrem em extinção. E ainda conseguem patentes de ervas e plantas utilizadas pelas populações nativas por séculos, dificultando o acesso da população que sempre as usou”, denuncia.

Enxurrada
O ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes, está estudando uma fórmula para liberar recursos, em caráter de emergência, para o município fluminense de Paracambi, que foi castigado pelas chuvas do último dia 28. Outras cidades da região, como Paulo de Frontim, Mendes, Barra do Piraí e Piraí também estão na fila por verbas federais. O prefeito de Paracambi, André Ceciliano, sonha com uma medida provisória que vença a burocracia.

Antistalinistas
Um grupo de petistas do Rio prepara um manifesto de desagravo à senadora Heloísa Helena (PT-AL), que tem criticado medidas do governo que, segundo ela, contrariam o programa do partido. Os integrantes do movimento, ainda de caráter restrito e embrionário, ressalvam que não se alinham com as posições da senadora, mas são contrários à tentativa de desqualificação do debate e do apagamento de diferenças.

Apoplexia
Aliás, a dificuldade da chamada direita do PT em defender publicamente medidas que o partido sempre combateu energicamente, quando na oposição, está deixando seus integrantes à beira de um ataque de nervos. Um integrante desta corrente, com conhecida preferência pelos destilados, teve um fricote quando cobrado por um eleitor de Lula por essas incoerências.

Contracorrente
Depois de bater forte durante o III Fórum Social Mundial, em Porto Alegre, na manutenção da política econômica e na proposta de reforma previdenciária do novo governo, o secretário de Economia Solidária, Paul Singer, também atacou uma possível “flexibilização” de direitos trabalhistas. “É inadmissível, pois significa eliminar direitos constitucionais, transformando-os em negociáveis”, criticou.

Baco
Apreciadores de vinho ganharam um aliado no combate a bactérias e leveduras que podem transformar uma deliciosa (e cara) bebida em algo próximo de vinagre: um filtro lançado pela empresa Pall remove os organismos que podem afetar a qualidade e a longevidade do vinho sem alterar a sua cor ou sabor.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorCritério$
Próximo artigoExterno

Artigos Relacionados

Falta de servidores traz prejuízo, inclusive financeiro

Fila de segurados no INSS vai engrossar precatórios em R$ 11 bilhões.

Desmonte do Estado se dá pelas beiradas

Miçangas e espelhos empurram reformas administrativas nos municípios.

O que vale pros precatórios vale pra dívida interna?

Se calotes são defensáveis, poderiam ser estendidos para os títulos públicos.

Últimas Notícias

Distribuição comercial: quais cláusulas e condições mais importantes?

Por Marina Rossit Timm e Letícia Fontes Lage.

Mercado corre do risco em momento de estresse

Se tem uma coisa que o mercado é previsível é com relação ao seu comportamento em momentos de estresse é aversão ao risco. “Nessa...

Petrobras: mais prazo de inscrição no novo Marco Legal das Startups

Interessados em participar do primeiro edital da Petrobras baseado no novo Marco Legal das Startups (MSL) poderão inscrever-se até o dia 12 de dezembro....

Canal oficial para investidor pessoa física na B3

A partir desta sexta-feira, a nova área logada do investidor da B3, lançada em junho, passa a ser o canal que centraliza todas as...

Fitch Ratings atualiza metodologia de Rating de Seguros

A Fitch Ratings, agência de classificação de risco, publicou nesta sexta-feira relatório de atualização de sua Metodologia de Rating de Seguros. Segundo a agência,...