Troco na troca na venda de carro não deve ser a primeira opção do consumidor

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Alardeada pela publicidade como solução para quem precisa de dinheiro rápido com juros bem abaixo do que são oferecidos nos bancos, a “troca com troco”, oferecida por concessionárias e revendedoras de automóveis não é tão vantajosa assim. A Proteste Associação de Consumidores constatou que na prática ocorre uma troca de dívidas, tendo que se assumir o financiamento de um novo carro.
Quitar dívidas sem criar novas é sempre o mais indicado. A Proteste recomenda sempre vender o carro e pagar as contas. A alternativa para quem não pode abrir mão do veículo de forma alguma e precisa sair do vermelho é vender o carro para particular, quitar a dívida e reservar uma parte para dar entrada no financiamento de outro.
Na realidade para embolsar o troco, como é ofertado pelas concessionárias e revendedoras, é preciso, antes, entregar o veículo e assumir uma dívida. Dar o que sobrar do preço ofertado pelo seu carro como entrada na compra de outro e parcelar o restante do valor do veículo adquirido. Ou seja, muito semelhante à simples venda de um automóvel para se comprar um novo, em que o consumidor simplesmente completa o saldo restante. A única diferença é que na tal “troca com troco”, se pode usar parte do valor do carro como entrada.
Ou seja, a “troca com troco” só é vantajosa mesmo para o comerciante, que compra um carro por um valor bem abaixo do mercado e ainda ganha sobre a venda de dois veículos: o que você vai adquirir e o que você vai deixar para a troca, que será revendido. Então, quem está em dificuldade para saldar uma conta, deve pensar duas vezes antes de se deixar seduzir pela oferta.
Para checar se a operação seria vantajosa, a Proteste foi, anonimamente, a quatro concessionárias: Volkswagen, Chevrolet, Fiat e Ford. E também a duas revendedoras com a proposta de vender o carro, e trocar por outro mais barato sem assumir nenhum financiamento e ainda sair com um troco. Mas não foi o que ocorreu. Já que o carro foi avaliado abaixo do mercado e não seria possível a troca por um mais em conta e teríamos que financiar o novo carro, simulamos a troca por um carro zero nas concessionárias e pelo modelo mais barato disponível nas revendedoras, com a intenção de ter um troco de pelo menos R$ 10 mil.
Em cada uma delas, oferecemos um Volkswagen Up Take Flex 1.0, quatro portas, ano 2014/2015, completo e com 30 mil quilômetros rodados, cujo valor de mercado é R$ 28.095, segundo a tabela Fipe, de responsabilidade da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas e referência do mercado. O veículo foi subavaliado em todas as lojas. A Ford avaliou em R$ 22 mil e as demais em R$ 25 mil. Ou seja, a venda para particular ainda é mais vantajosa.

Onix é o auto leve novo mais financiado no semestre
No primeiro semestre do ano, o Onix, da Chevrolet, foi líder no ranking de automóveis leves novos mais financiados, com 42.711 unidades vendidas a crédito. Em segundo lugar aparece o HB20, da Hyundai, com 31.770 financiamentos, seguido do Ka, da Ford, com 23.407 unidades, e do Prisma, também da Chevrolet, com 20.914. O Gol, da Volkswagen, encerrou a lista dos cinco mais financiados nos seis primeiros meses do ano, com 19.407 autos leves vendidos a crédito.
O levantamento é da Unidade de Financiamentos da Cetip, que opera o maior banco de dados privado de informações sobre financiamentos de veículos do país, o Sistema Nacional de Gravames (SNG). Os números contemplam os veículos comercializados por crédito direto ao consumidor (CDC), leasing e consórcio.
Nos seis primeiros meses do ano, o Up, da Volkswagen, passou da 15ª para a 14ª posição no ranking, com 11.587 unidades financiadas. Já o Ethios HB, da Toyota, que não figurava entre os 20 modelos de carros novos mais financiados no ano passado, entrou no ranking no primeiro semestre do ano e passou a ocupar o 19º lugar, ao somar 7.889 unidades negociadas.
Entre as marcas, a Chevrolet foi a mais financiada nos seis primeiros meses do ano, com 96.366 automóveis leves 0 km negociados. Em segundo lugar aparece a Fiat, com 76.481 unidades financiadas, seguida pela Volkswagen, com 73.808 unidades. No primeiro semestre do ano, o Gol, da Volkswagen manteve a liderança, com 99.003 unidades vendidas a crédito. Já a segunda posição ficou com o Palio, da Fiat, que atingiu 64.700 unidades financiadas.
Entre as marcas, a Fiat atingiu a liderança no ranking das marcas de automóveis leves usados mais financiados nos seis primeiros meses do ano, com 259.035 unidades vendidas a crédito. A Chevrolet manteve a terceira posição, com 242.602 autos leves usados financiados, seguida da Ford, com 128.673 unidades.
No primeiro semestre de 2016, o Voyage, da Volkswagen, ultrapassou a Ford Ranger e o 2008, da Peugeot, e se tornou o auto leve novo com maior participação de financiamento sobre as vendas, com 76,6% de suas unidades vendidas por meio de crédito. De acordo com os dados da Fenabrave, nos seis primeiros meses do ano, foram comercializados 12.132 carros novos do modelo. Desse total, a Unidade de Financiamentos da Cetip aponta que 9.299 foram financiados. O modelo 2008, da Peugeot, que ocupava a primeira posição até maio, passou para o terceiro lugar, com 74,2% de suas unidades vendidas por meio de crédito.
O levantamento da Cetip considera os 50 automóveis leves novos mais vendidos no período de acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), entidade que representa o setor de distribuição de veículos no Brasil. Outro destaque foi o Mobi, da Fiat, que até maio não figurava entre os 50 autos leves novos com maior participação de financiamento sobre as vendas, e no acumulado do primeiro semestre passou a ocupar a quinta posição no levantamento. Ao todo, foram financiados 2.258.655 veículos no Brasil nos seis primeiros meses do ano, entre novos e usados. Os dados levam em consideração autos leves, motos e pesados. Os automóveis leves somaram 1.791.433 vendas a crédito, sendo 521.727 zero quilômetro e 1.269.706 usados.

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