O presidente dos EUA, Donald Trump, assegurou que o ex-diretor do FBI e uma das figuras mais abominadas pelo presidente, James Comey, “sabia perfeitamente o que estava fazendo” quando publicou uma mensagem polêmica no Instagram na qual pedia o assassinato de Trump.
“Até uma criança sabe o que isso significa”, disse Trump sobre a mensagem de Comey: uma foto de conchas de praia que desenham na areia o termo “86 47”, um termo que combina o código usado por hospitais antigos nos EUA para declarar a morte de uma pessoa (86) com o número ordinal que Trump ocupa na lista de presidentes dos EUA (47).
“Significa assassinato. Ele pediu o assassinato do presidente”, disse Trump à Fox and Friends, da Fox News, durante uma entrevista que será transmitida hoje à noite. “Se ele fosse uma pessoa honesta, talvez merecesse alguma pena, mas ele é um policial corrupto”, acrescentou o presidente sobre Comey, que já apagou a postagem – ele alegou que não sabia o que significava – mas está sendo investigado.
O porta-voz do Serviço Secreto, Anthony Guglielmi, confirmou a abertura da investigação e disse que a agência “responderá adequadamente”. O atual diretor do FBI, Kash Patel, também confirmou seu conhecimento da situação no X e disse que “o FBI fornecerá todo o apoio necessário” ao Serviço Secreto.
Trump demitiu Comey em maio de 2017, em meio a uma investigação sobre os vínculos do presidente com um complô russo para manipular a eleição. Pouco tempo depois, o ex-diretor do FBI publicou seu livro “A Higher Loyalty”, no qual acusou diretamente o magnata de Nova Iorque de ser um mafioso.
Europa Press
Leia também:
Petróleo sobe após ataque de Israel e chega perto de US$ 75/barril
Especialista analisa que preço do barril de petróleo deve ficar na faixa de US$ 75/85 dependendo do desenrolar da agressão de Israel ao Irã.
Brasil considera romper relações militares com Israel
Petroleiros cobram da Petrobras que suspenda exportação de óleo bruto para Israel devido a massacre em Gaza
Vietnã torna-se o 10º país parceiro do Brics
Categoria de país parceiro foi criada na 16ª Cúpula no final de 2024; Lula visitou Vietnã em abril de 2025
Novo comandante da Guarda Revolucionária promete ‘abrir portas do inferno’ para Israel
Brasil condena ataque israelense contra o Irã; Itamaraty também alerta para risco de conflito de amplo na região
Acnur: no fim de abril, mundo tinha 122,1 milhões de pessoas deslocadas à força
Crise global de deslocamento afeta profundamente as Américas, onde a população deslocada à força, no final de 2024, alcançava 17,6% do total mundial
Israel mata o chefe da Força Aérea dos Guardas Revolucionários do Irã
Otan chama ataque de ‘ação unilateral’ e pede abrandamento da violência; Brasil estuda medidas para romper relações militares com Estado judaico