Trump tem direito a mais 1 telefonema

Em telefonema com seu colega russo, Trump não esperava receber extensa lista de condições para convivência duradoura

169
presidente americano Trump aperta mão de Putin, presidente russo, em 2018
Trump aperta mão de Putin, em 2018 (foto de LehtikuvaJussi Nukari, Xinhua)

O presidente dos EUA, Donald Trump, iniciou, em telefonema ao presidente da Rússia, Vladimir Putin, negociações diretas para o fim da guerra na Ucrânia. O líder russo aceitou suspender os ataques ao sistema de energia ucraniano, mas frustrou o desejo de Trump por um cessar-fogo. Putin apresentou uma extensa lista de condições para obter uma trégua duradoura que avance em direção à paz.

O presidente da Rússia não seria ingênuo de aceitar um cessar-fogo temporário que em nada lhe beneficiaria. Ainda mais após a retomada dos ataques de Israel aos palestinos depois de um curto período de trégua. O primeiro-ministro Benjamin “Bibi” Netanyahu colheu dividendos políticos, recebeu mais armas, recuperou as linhas logísticas e deu descanso aos soldados. Além disso, mapeou os palestinos voltando a seus lares. Feito isso, Israel retomou os ataques e já matou 400 palestinos e descartou entrar na segunda fase do acordo de paz. O Hamas aceitou a breve trégua por necessidade.

Putin não precisa dar passo semelhante. O exército da Rússia avança, a passos lentos, mas avança. No território russo, os ucranianos estão sendo expulsos e – segundo Trump escreveu em letras maiúsculas em sua rede social – estão cercados pelas tropas russas. A Putin, interessa solucionar o conflito, estabelecendo bases para uma convivência duradoura.

A Europa poderia ter um papel decisivo, mas sucumbe a líderes que fazem o jogo dos que desejam os conflitos permanentes. Houvesse líderes sintonizados com os desejos de suas populações, os europeus poderiam contribuir para a paz e reatar as relações com a Rússia, ainda mais com Trump colhendo inimigos em todos os cantos com sua agressiva política externa.

Espaço Publicitáriocnseg

Talvez o único saldo positivo do telefonema de Trump a Putin tenha sido a exposição de desejo mútuo de convivência pacífica e restaurar as relações bilaterais. Isso, a Europa não consegue estabelecer.

Trump assumiu a Presidência dos EUA dizendo que alcançaria o fim do conflito na Ucrânia com 2 telefonemas; 1 já foi. Resta o 2º telefonema para conseguir algum avanço, ou se arrisca a ouvir de Putin: “Você está demitido!”

Ferrovia privada descarrilhou

O alerta foi dado pelo Tribunal de Contas da União ao analisar a proposta do Ministério dos Transportes para a renovação das concessões ferroviárias prestes a vencer: o TCU chamou a atenção para o fato de que as malhas referentes às concessões da FCA, RMS, RMO e FTL possuem “histórico reiterado de inadimplência contratual e abandono de trechos ferroviários”. Por isso, a renovação de contrato com concessionárias inadimplentes foi considerada um risco.

Rápidas

A Oeiras Valley Investment Agency (OVIA) e a Câmara Municipal de Oeiras (Portugal) estão promovendo até sábado uma missão empresarial no Brasil de olho no crescente interesse no mercado brasileiro pelo segmento de negócios português. RJ, SP e ES estão na agenda. No Rio, a comitiva será recebida pelo prefeito Eduardo Paes nesta sexta *** O Clube Mercosul, programa de benefícios para caminhoneiros, contratou Ricardo Brakarz como diretor Comercial *** Nesta quinta-feira, 16h, o Caxias Shopping realiza a palestra “Mulheres Empreendedoras”, comandada por Simone Eduardo, na Feira de Empreendedoras *** A Associação Israelita Fortunée de Picciotto realiza ação social, de 20 a 25 de março, em creches e escolas de SP, para conscientizar crianças e pais sobre a importância da higiene bucal, com apoio da Colgate.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui