O presidente dos EUA, Donald Trump, iniciou, em telefonema ao presidente da Rússia, Vladimir Putin, negociações diretas para o fim da guerra na Ucrânia. O líder russo aceitou suspender os ataques ao sistema de energia ucraniano, mas frustrou o desejo de Trump por um cessar-fogo. Putin apresentou uma extensa lista de condições para obter uma trégua duradoura que avance em direção à paz.
O presidente da Rússia não seria ingênuo de aceitar um cessar-fogo temporário que em nada lhe beneficiaria. Ainda mais após a retomada dos ataques de Israel aos palestinos depois de um curto período de trégua. O primeiro-ministro Benjamin “Bibi” Netanyahu colheu dividendos políticos, recebeu mais armas, recuperou as linhas logísticas e deu descanso aos soldados. Além disso, mapeou os palestinos voltando a seus lares. Feito isso, Israel retomou os ataques e já matou 400 palestinos e descartou entrar na segunda fase do acordo de paz. O Hamas aceitou a breve trégua por necessidade.
Putin não precisa dar passo semelhante. O exército da Rússia avança, a passos lentos, mas avança. No território russo, os ucranianos estão sendo expulsos e – segundo Trump escreveu em letras maiúsculas em sua rede social – estão cercados pelas tropas russas. A Putin, interessa solucionar o conflito, estabelecendo bases para uma convivência duradoura.
A Europa poderia ter um papel decisivo, mas sucumbe a líderes que fazem o jogo dos que desejam os conflitos permanentes. Houvesse líderes sintonizados com os desejos de suas populações, os europeus poderiam contribuir para a paz e reatar as relações com a Rússia, ainda mais com Trump colhendo inimigos em todos os cantos com sua agressiva política externa.
Talvez o único saldo positivo do telefonema de Trump a Putin tenha sido a exposição de desejo mútuo de convivência pacífica e restaurar as relações bilaterais. Isso, a Europa não consegue estabelecer.
Trump assumiu a Presidência dos EUA dizendo que alcançaria o fim do conflito na Ucrânia com 2 telefonemas; 1 já foi. Resta o 2º telefonema para conseguir algum avanço, ou se arrisca a ouvir de Putin: “Você está demitido!”
Ferrovia privada descarrilhou
O alerta foi dado pelo Tribunal de Contas da União ao analisar a proposta do Ministério dos Transportes para a renovação das concessões ferroviárias prestes a vencer: o TCU chamou a atenção para o fato de que as malhas referentes às concessões da FCA, RMS, RMO e FTL possuem “histórico reiterado de inadimplência contratual e abandono de trechos ferroviários”. Por isso, a renovação de contrato com concessionárias inadimplentes foi considerada um risco.
Rápidas
A Oeiras Valley Investment Agency (OVIA) e a Câmara Municipal de Oeiras (Portugal) estão promovendo até sábado uma missão empresarial no Brasil de olho no crescente interesse no mercado brasileiro pelo segmento de negócios português. RJ, SP e ES estão na agenda. No Rio, a comitiva será recebida pelo prefeito Eduardo Paes nesta sexta *** O Clube Mercosul, programa de benefícios para caminhoneiros, contratou Ricardo Brakarz como diretor Comercial *** Nesta quinta-feira, 16h, o Caxias Shopping realiza a palestra “Mulheres Empreendedoras”, comandada por Simone Eduardo, na Feira de Empreendedoras *** A Associação Israelita Fortunée de Picciotto realiza ação social, de 20 a 25 de março, em creches e escolas de SP, para conscientizar crianças e pais sobre a importância da higiene bucal, com apoio da Colgate.