30.1 C
Rio de Janeiro
domingo, janeiro 17, 2021

Tucano na UTI

Depois os tucanos queixam-se da imagem de elitistas e demofóbicos. Mas, depois de, supostamente, ter sido atingido por um rolo de adesivo, ou uma simples bola de papel, José Serra ir a uma clínica fazer uma tomografia na cabeça é exagero que soa até como acinte, num país em que a grande maioria dos brasileiros padece em longas filas de hospitais federais, estaduais e municipais, sendo, ainda, vitimada por falta de médicos, equipamentos e remédios. A não ser que a candidatura de Serra esteja precisando de balão de ensaio ou de oxigênio.

Leão de jaleco
Médicos e dentistas, prestadores de serviços de saúde, operadoras de planos privados e clínicas médicas de qualquer especialidade devem preparar-se para apresentar a Declaração dos Serviços Médicos (Dmed) à Receita Federal nas declarações do Imposto de Renda ano que vem, referente a 2010. O objetivo da Receita é combater fraudes nas declarações do Imposto de Renda, em função do lançamento de despesas médicas não comprovadas.
Quem não apresentar a Dmed no prazo (último dia útil de fevereiro) está sujeito a multa de R$ 5 mil por mês. Já nos casos em que o documento for entregue com informações omitidas, inexatas ou incompletas, a multa será de 5%, não inferior a R$ 100 do valor das transações.

Fora de sintonia
UGT Para o presidente da União Geral dos Trabalhadores UGT), Ricardo Patah, faltou bom senso aos membros do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central que mantiveram o Brasil como “recordista mundial em juros, título do qual nenhum brasileiro pode se orgulhar”: “É lamentável que essa decisão tenha ocorrido num momento em que a economia brasileira é destacada no mundo todo como exemplo”, critica Patah, para quem, o Copom “está fora de sintonia com a realidade”.

Ver e aprender
Quase 25% dos casos de abandono escolar acontecem pela dificuldade de enxergar, segundo o Ministério da Educação. O projeto “Ver Bem, Aprender melhor, de olho na escola” visa a minimizar este problema e irá realizar exames oftalmológicos gratuitos em 1,5 mil alunos da 1ª e 2ª série de cinco escolas da rede pública do município do Rio de Janeiro, no próximo dia 26. As crianças que necessitarem de correção visual receberão as lentes oftálmicas doadas pelo Instituto Varilux da Visão, da multinacional francesa Essilor, e armações doadas pelo Grupo Tecnol.

Pontapé inicial
No último dia 10, foi fundada a Associação Nacional dos Torcedores (ANT), num bar em que os torcedores costumam se reunir em frente ao Maracanã. Entre os objetivos, lutar contra a elitização do acesso aos jogos, devido à elevação dos preços dos ingressos, e contra os horários absurdos das partidas de futebol ditados pelos interesses das emissoras de TV. A ANT conta com núcleos em vários estados e tem apoio de acadêmicos e jornalistas esportivos, como Juca Kfouri. Detalhes em www.torcedores.org

Aniversário
Nesta quinta-feira, será lançado o DVD Templo da Boa Vontade – 21 anos: um teto para a Humanidade, com um documentário sobre o monumento mais visitado da capital brasileira. Os interessados em adquirir o DVD, podem acessar o site www.tbv.com.br

Rumo aos jogos
O professor Bayard Boiteux, diretor da Faculdade de Turismo da UniverCidade e presidente do site Consultoria em Turismo, lança nesta sexta, durante o Congresso da Abav, no Riocentro, o programa de atendimento turístico para eventos esportivos que irá desenvolver em conjunto com a Fundação Cesgranrio, em 2011, para 4 mil profissionais no Rio. Serão cursos de inglês e espanhol e um módulo de técnicas de recepção em eventos. Os cursos serão gratuitos.

Elogio
Apesar das mudanças ainda tímidas realizadas por sua administração, pesquisa da Bloomberg mostra que 77% dos investidores norte-americanos acham que o Governo Obama é “contra as empresas”. Se o presidente estadunidense acertar o taco, logo, logo os demais 23% de Wall Street terão a mesma opinião.

Artigo anteriorValor agregado
Próximo artigoTamanho
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Grande produtor rural não paga impostos

Agronegócio alia força política a interesses do mercado financeiro.

Não foi a disrupção que derrotou a Ford

Mercado de automóveis está mudando, mas montadora sucumbiu aos próprios erros e à estagnação que já dura 6 anos.

Quantas mortes pode-se debitar na conta de Bolsonaro?

Se índice de óbitos por Covid-19 no Brasil seguisse a média mundial, teriam sido poupadas 154 mil vidas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Varejo sente redução no auxílio e alta da inflação

Comércio ficou estável em novembro e quebrou sequência de recuperação.

Senado quer que Pazuello se explique

Pedido de convocação para cobrar ação do Ministério da Saúde no Amazonas.

Lenta recuperação na produção industrial dos EUA

Setor ainda está 3,6% abaixo do nível anterior à pandemia.

Realização de lucros em âmbito global

Bolsas europeias e os índices futuros de NY operam em baixa nesta manhã de sexta-feira.

Desaceleração deve vir no começo do primeiro trimestre

Novo pacote de estímulo fiscal, bem como o avanço da imunização, deve garantir reaceleração em direção ao final do período.