O estouro no orçamento do Pan 2007, no Rio, foi justificado, à época, com a necessidade de construir estádios e instalações no padrão olímpico. Assim, a cidade estaria preparada para uma possível – à época – Olimpíada. Agora, após o início da trigésima reforma do Maracanã, vem a notícia de que o velódromo construído para o Pan terá que ser inteiramente remodelado para atender aos Jogos Olímpicos.
Mutante
Adversário do presidente Barack Obama nas últimas eleições presidenciais dos Estados Unidos, o senador do Partido Republicano John Mcain, que, agora, defende o reconhecimento do Conselho Nacional Líbio como único representante oficial da Líbia perante a comunidade internacional, é o mesmo que, apenas 20 meses atrás, em agosto de 2009, encontrou-se com Kadafi, em Trípoli, para elogiar seu “papel de pacificador da África”.
Dígitos
Nesse intervalo de menos de dois anos nem Mcain nem Kadafi mudaram, em essência. Quem mudou foram algumas das grandes multinacionais do petróleo, como Exxon Mobil, Chevron e ConocoPhillips, todas doadoras na faixa de oito a nove dígitos para a campanha do republicano, que apoiou a redução dos impostos cobrados na exploração de petróleo offshore, o que incrementou os lucros das empresas do setor na faixa de 11 a 12 dígitos.
Enganosa
A Assembléia Legislativa do Rio (Alerj) aprovou nesta terça-feira, em primeira discussão, o Projeto de Lei 628/07, que proíbe o uso da expressão “a partir de” em campanhas promocionais e publicitárias no estado. Ela foi apontada como propaganda enganosa pelo autor da proposta, o ex-deputado Jodenir Soares. “Ao adentrar estas lojas, o consumidor se depara com a falta de produtos nesse valor e com outros muito mais caros”, alegou Soares.
Aonde vai a Caixa
“As metas da Caixa Econômica Federal para 2011” é o tema da palestra que o vice-presidente de Finanças da instituição, Márcio Percival, fará dia 5, em almoço realizado pelo Ibef-Rio (Av. Rio Branco, 156/4º andar – Ala C – Centro – RJ).
Informação pública
A Associação Nacional de Jornais (ANJ) considerou “lamentável a atitude do senador Roberto Requião” que, segunda-feira, “tomou o gravador do repórter da Rádio Bandeirantes Victor Boyadjian e ameaçou agredi-lo quando este tratava de entrevistá-lo sobre a pensão que recebe como ex-governador do Paraná”. “O acesso à informação pública e a liberdade de imprensa são direitos de toda sociedade e não podem ser tolhidos por ninguém, muito menos por detentores de cargos eletivos”, protesta a ANJ.
Repeteco
A situação não é exclusiva do Rio de Janeiro: a cada chuva forte, repetem-se os problemas para a população e as desculpas e promessas das autoridades
Os sem-helicóptero
Até quando o Estado do Rio de Janeiro vai continuar a ter um governo virtual? Bastaram dois dias seguidos de chuva para a capital ficar alagada e praticamente paralisada impedindo milhares de cariocas de voltarem para suas casas durante longas horas. Mais uma vez, o governador Sérgio Cabral (PMDB) mostrou-se alheio ao problema. Que tal um mês sem helicóptero?