O modesto resultado obtido pela equipe dos Estados Unidos no atletismo nas Olimpíadas revela bem o quanto o doping turbinava a atuação norte-americana nas competições. Com controles mais rígidos e descoberta de substâncias secretas, a perfomance dos competidores dos EUA desabou, como anteriormente já ocorrera com nadadoras da Europa oriental. E fica a dúvida sobre o que ainda permanece escondido.
Roosevelt
Em conversa com estes colunistas, o senador Marcelo Crivella, candidato do PL à Prefeitura do Rio de Janeiro, lamenta que o país esteja passando por uma fase de tensão social sem precedentes. Crivella, que acabara de chegar de uma visita ao Morro da Providência (Centro do Rio), disse que, em sua campanha, tem visto nas comunidades carentes que a situação do desemprego é desesperadora. A segunda reivindicação principal é habitação, aí entendido como acesso, não só à moradia, mas a saneamento básico e, como conseqüência, à saúde. Já nos centros comerciais o senador do PL afirma que os principais problemas mencionados pela população são segurança e saúde.
Perguntado se a tarefa dos prefeitos não seria parecida com enxugar gelo, ao tentar combater os reflexos da política econômica federal, Crivella afirmou que pretende fazer do Rio o principal bastião para transformar o governo Lula num governo Roosevelt.
Ciclo do óleo
Em 2002, os royalties do petróleo correspondiam a 80% do orçamento da cidade de Campos; em Rio das Ostras essa dependência era de 76% e em Macaé, de 73%. Hoje se reúne pela primeira vez o grupo de trabalho que vai estudar o impacto da indústria do petróleo na região Norte fluminense e apontar caminhos para quando o ouro negro se esgotar. O grupo é formado pelo secretário de Planejamento, Tito Ryff, pelo presidente da Fundação Cide (Centro de Informações e Dados do Estado) e integrante do Conselho Editorial do MM, Ranulfo Vidigal, e pelos doutores da UFRJ especialistas em desenvolvimento econômico Renata La Rovere e Alcino Câmara.
Cultura
Hoje, às 11 horas, o escritor angolano Mia Couto profere palestra sobre Desenvolvimento e Cultura no auditório Darcy Ribeiro da Universidade Cândido Mendes (Ucam). Estarão presentes o representante da ONU no Brasil, Carlos Lopes, e o secretário de Políticas Culturais do MinC, Paulo Cesar Miguez de Oliveira. O campus da Ucam no Centro do Rio de Janeiro fica na Praça Pio X, 7/11º andar.
Ex-alunos
Um endereço de e-mail vitalício, palestras, eventos, cursos e acesso à biblioteca do Ibmec são alguns dos motivos que levaram 44% dos graduados da instituição de ensino em São Paulo a fazer parte da comunidade Alumni Ibmec, que acaba de completar um ano. Atualmente são mil ex-alunos cadastrados.
Microparcelamento
As empresas participantes do Simples poderão, a partir de 1 de setembro, aderir ao parcelamento de débitos junto à Receita Federal ou à Procuradoria Geral da Fazenda Nacional. A facilidade, porém, não é para ser comemorada com muito entusiasmo. O valor da dívida será corrigido pela salgada taxa de juros Selic. Os débitos vencidos até 30 de junho de 2004 poderão ser parcelados em até 60 meses. O parcelamento terá que ser requerido até o dia 30 de setembro, somente pela Internet (www.receita.fazenda.gov.br). Segundo o secretário adjunto da Receita Federal, Paulo Ricardo de Souza Cardoso, existem 1,050 milhão de micro e pequenas empresas do Simples que estão com débito, dentro de um universo de quase 3 milhões de empresas. Essas dívidas totalizam R$ 850 milhões. A parcela mínima será de R$ 50.
Oportunidade
A oitava Mostra PUC, maior feira de estágios da América Latina, começa hoje e termina sexta-feira, no Campus da PUC-RJ. A mostra reúne grandes empresas do mercado em busca de novos talentos. Com o tema “Trabalho e Geração de Renda: Oportunidades e Qualificação”, o evento pretende atrair estudantes de todo país que estejam atrás de um lugar no mercado. A Mostra PUC é aberta a todos os estudantes. Para maiores informações acesse o site: www. puc-rio.br/mostrapuc