O Turismo nacional fechou 2024 com um faturamento de R$ 207 bilhões – um recorde para o setor desde que a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), analisa os dados.
O número significou uma alta de 4,3% em comparação com o ano anterior (R$ 8,6 bilhões em termos monetários). Os dados são da pesquisa Faturamento do Turismo Nacional, realizada pela FecomercioSP, com base nos números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Segundo a Entidade, o crescimento recorde do setor foi estimulado, principalmente, pelo bom desempenho da economia, cuja expectativa é fechar o Produto Interno Bruto (PIB) em torno de 3,5% (acima dos 2% inicialmente previstos).
Nessa conjuntura, há mais gente viajando e, por consequência, consumindo produtos turísticos. Esses resultados indicam um aumento na geração de negócios, incentivando o turismo corporativo, responsável pela maior parcela do faturamento geral. Além disso, o País registra a menor taxa de desemprego da série histórica do IBGE (6,2%) e o poder de compra dos trabalhadores segue elevado, favorecendo tanto o consumo básico quanto o lazer e o turismo