O ministro do Turismo, Celso Sabino, afirmou nesta segunda-feira (17) que as críticas à organização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), marcada para ocorrer em Belém (PA), decorrem do que chamou de “síndrome de vira-lata”.
Segundo ele, há uma percepção de que eventos internacionais funcionam melhor no exterior do que no Brasil. “Tudo deve funcionar lá fora, tudo é bom lá fora, tudo o que presta tem que ser lá fora. Quando é aqui dentro, a gente tem que ficar criticando e encontrando defeito. O fato é que essa COP, inclusive, está melhor que as COPs anteriores”, declarou.
Em entrevista ao programa Bom Dia, Ministro, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Sabino afirmou que as obras necessárias para receber o evento foram concluídas no prazo e que a oferta de hospedagem foi ampliada, o que reduziu os preços.
O ministro ressaltou que esta será a primeira edição da conferência realizada em uma grande floresta tropical. “A cidade de Belém fica na porta da principal floresta tropical do planeta e, por essa razão, possui peculiaridades, características inerentes, relativas à floresta tropical, como a temperatura, a umidade e o baixo desenvolvimento ainda”, disse.
Para Sabino, o evento reforça um dos principais desafios globais: conciliar preservação ambiental com desenvolvimento socioeconômico. “E é exatamente esse o desafio que o mundo precisa enfrentar. Para manter as florestas em pé, nós precisamos garantir às pessoas que vivem na floresta perspectivas de desenvolvimento financeiro, econômico, intelectual e político”, afirmou.
Fonte: Agência Brasil
Leia também:
-
Adobe ganhou US$ 7,13 bilhões em seu ano fiscal, aumento de 28,2%
Serviços e suporte contribuíram com US$ 540 milhões, 9,7% a menos
-
Expulsão de brasileiros em Portugal
Expulsões de brasileiros em Portugal; recepção finlandesa, retorno do Orkut e Eco Praça completam os destaques. Por Bayard Boiteux
-
Mercado de aluguel cresce em meio à alta da inadimplência; mudanças nas garantias trazem mais segurança para o setor
Panorama, no entanto, segue desafiador com redução de investimentos em imóveis para locação
-
Os principais desafios para 2026 diante da Reforma Tributária e da preparação para a transição de tributos
Por Caio Cesar Braga Ruotolo
-
IBGE: vendas do varejo cresceram 0,5% em outubro
Artigos farmacêuticos exercem a maior influência na alta frente a outubro de 2024
-
Bares e restaurantes entram na mira dos investidores nesse verão
Operação estruturada pela Hurst Capital oferece certificados de recebíveis voltados para financiar empresas do setor de alimentação






















