Turismo do contra

FH aproveitou a cúpula Ibero-Americana para mergulhar no cristalino mar de Punta Cana, República Dominicana. Os empresários do turismo do Nordeste brasileiro devem ter adorado. Seria como se o presidente dos EUA, o texano George W. Bush, viesse ao Brasil tomar leite em Minas Gerais e comer carne bovina no Pantanal.

Só gente
Segundo colocado nas eleições para presidente da Bolívia, Evo Morales Ayma, do Movimento para o Socialismo (MAS), reafirma, em entrevista à revista eletrônica Fórum,  sua oposição à adesão de seu país à Alca. Ressalvando não ser contrário ao comércio internacional, Morales aponta a assimetria entre as economias latinas e a norte-americana como principal obstáculo à criação da área de livre comércio: “O que a Bolívia exporta hoje? Exporta seres humanos, que não conseguem emprego aqui e vão buscá-los em outros países, e recursos naturais, como petróleo e gás. Só. Isso não é mais possível”, critica.

Coisa de louco
Líder dos cocaleiros bolivianos, Morales surpreendeu observadores e institutos de pesquisa ao abocanhar cerca de 21% dos votos. Ele faz questão de ressaltar a diferença entre os cocaleiros, produtores da planta de coca, e os traficantes de cocaína. E ironiza a intenção do governo dos Estados Unidos de combater o tráfico oriundo do país, recordando que a Lei Antitóxico boliviana, número 1.008, pune o plantio da coca em pó, da qual se alimentam milhões de bolivianos, mas não criminaliza a pasta, da qual se produz a cocaína.

Repondo os fatos
Nem Lexotan nem outro genérico da família. Para conter o frenesi com que o presidente FH dá pitacos sobre o governo de seu sucessor bastam quatro palavras-chave: “Você perdeu a eleição!” Já para petistas com eventual propensão para o continuísmo, o remédio é similar, com apenas uma palavra a mais: “O povo votou para mudar!”.

Homenagens
Na próxima quinta-feira, às 20h, a Casa da Cultura Lima Barreto e o Sindicato dos Escritores do Estado do Rio de Janeiro homenageiam o jornalista e escritor Arthur Poerner. Ex-presidente da entidade, Poerner também tomou posse, ontem, como membro do PEN Clube do Brasil, sucedendo a José Lino Grünewald.

Duas rodas
De acordo com informações do Sindicato das Transportadoras de Carga do Estado de São Paulo (Setcesp), somente na cidade de São Paulo existem 3 mil empresas especializadas em frete de motocicletas que empregam, aproximadamente, 100 mil motociclistas. “Nos últimos anos, a motocicleta foi responsável pela geração de aproximadamente 1 milhão de novos empregos”, ressalta Pedro Cavalcanti Freire, presidente da Associação Brasileira de Distribuidores Honda (Assohonda).

Perigo
Foi aprovada na Câmara Municipal do Rio de Janeiro a Lei 3741/02, de autoria do vereador João Cabral (PTdoB), que torna obrigatório que a inspeção anual de elevadores seja feita por equipe de especialistas de órgão municipal ou empresa escolhida através de processo de licitação pela prefeitura. Atualmente, as próprias empresas construtoras são encarregadas dessa manutenção. “Somente nos quatro primeiros meses deste ano foram feitos 304 resgates por bombeiros de pessoas em elevadores (mais de 2,5 salvamentos por dia). A média anual é de 721 pessoas resgatadas por ano. E estes números não incluem as pessoas salvas por zeladores, síndicos, vizinhos e pelas companhias de manutenção”, garante Cabral. A Lei 3741/02 aguarda regulamentação pelo prefeito César Maia.

Gastos subterrâneos
Cresce o número de hotéis que terceirizam seus serviços de garagem e, com isso, adicionam um custo extra ao bolso dos clientes. A prática faz parte do movimento, cada vez mais despudorado, de transferir custos para o consumidor final. Num país em recessão, é mais um desestímulo para o brasileiro gastar seus contados reais.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorChoque espanhol
Próximo artigoBrincando com vida

Artigos Relacionados

É urgente a revogação da PPI

Federação do Fisco taxa PEC de Bolsonaro de eleitoreira.

Olavo de Carvalho, quem diria, já escreveu no MM

Críticas à ‘Nova Ordem Mundial’, ‘Globo’, ‘Time’ e Garotinho.

Commodities voltam a subir e ameaçam inflação

Brasil dependerá, mais que nunca, do comportamento do real frente ao dólar.

Últimas Notícias

Prazo para Apresentação do 3º Ciclo da Oferta Permanente

A Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) informou nesta quinta-feira que todas as empresas inscritas interessadas em participar do 3º Ciclo...

Governo aposta na abertura do mercado de gás natural em Rondônia

O governo acredita que a abertura do mercado de gás natural no estado de Rondônia vai potencializar a exploração de gás na bacia dos...

Faturamento da mineira Lett avançou 70% em 2021

A Lett, startup mineira especialista em Trade Marketing Digital, reportou que em apenas 12 meses, a empresa conseguiu um aumento de mais de 70%...

Relatório lista marcas chinesas como globalmente mais fortes

Várias empresas chinesas figuram entre as marcas mais fortes e de crescimento mais rápido do mundo listadas pelo relatório “Global 500 2022”, da consultoria...

Brasil quer retaliar países em disputas paralisadas na OMC

O Congresso Nacional vai analisar uma medida provisória que autoriza o Brasil a suspender concessões e até retaliar membros da Organização Mundial do Comércio...