Os números do turismo internacional deverão recuperar os níveis anteriores à pandemia em 2024, de acordo com dados publicados pela Organização Mundial do Turismo das Nações Unidas (OMT) nesta sexta-feira.
O primeiro Barômetro Mundial de Turismo do ano da OMT mostra que havia cerca de 1,3 bilhão de viajantes internacionais em 2023, representando 88% dos níveis pré-pandêmicos.
As receitas do turismo internacional atingiram US$ 1,4 trilhão em 2023, o que representa 93% do US$ 1,5 trilhão de 2019.
O relatório explica que uma “recuperação mais forte dos mercados asiáticos” e um aumento correspondente no número de ligações aéreas “devem sustentar uma recuperação total até ao final de 2024”.
“Os dados mais recentes da OMT sublinham a resiliência e a rápida recuperação do turismo mundial, com números pré-pandemia esperados para o final de 2024”, disse o secretário-geral da OMT, Zurab Pololikashvili.
“A recuperação já está tendo um impacto significativo nas economias, no emprego, no crescimento e nas oportunidades para as comunidades em todo o mundo. Estes números também recordam a tarefa crítica de progredir na sustentabilidade e na inclusão no desenvolvimento do turismo”, disse ele.
A organização com sede em Madrid explicou que “o turismo emissor e receptivo chinês deverá acelerar em 2024, devido à facilitação de vistos e à melhoria da capacidade aérea”.
O Brasil recebeu 5,9 milhões de turistas em 2023, abaixo dos 6,3 milhões de 2019.