Turismo no Estado do Rio cresceu duas vezes mais do que no país no mês de junho

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Marcelo Freixo (Foto: Wilson Dias/ABr)
Marcelo Freixo (Foto: Wilson Dias/ABr)

Análise feita pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec-RJ), ligado à Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro, com base na Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), do IBGE, de junho de 2024, mostra que as atividades turísticas no Rio de Janeiro cresceram mais do que no Brasil.

O índice do volume de serviços de turismo no Estado do Rio variou 8,2% em relação ao maio e 11,5% na comparação interanual, acumulando uma alta de 9,3% nos últimos 12 meses e de 5% se comparado a maio.

No Brasil, o índice variou 3,4% frente ao mês de maio e 3,9% na comparação interanual, registrando alta de 3,4% nos últimos 12 meses e 1,3% ao ano.

De acordo com o IFec-RJ, o crescimento do volume de serviços de turismo no Estado do Rio ficou duas vezes acima do índice mensal do país e quase três vezes no interanual.

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Já ontem, em São Paulo, em apresentação sobre Estratégias de Promoção Internacional, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo disse ser “preciso reconhecer a importância do papel de São Paulo para o desenvolvimento do turismo”.

Freixo destacou que sua missão é “fazer o setor gerar emprego e renda e levá-lo a assumir seu papel político” e convidou o trade a um trabalho em parceria: “Podemos pensar e fazer juntos”, disse.

Em seguida, Bruno Reis, diretor de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur, lembrou que, entre janeiro e junho, o Brasil recebeu 3,5 milhões de visitantes internacionais, aumento de 21% em relação ao mesmo período do ano passado. “De forma geral”, disse ele, o “market share do Brasil é baixo, excetuando-se alguns países, caso do Paraguai, que representa 27% do turismo internacional no país”.

Reis ressaltou ainda a parceria da agência com o Visite São Paulo para atrair eventos para o Estado e que pretende concluir o plano de marketing internacional até junho do próximo ano.

Ele destacou que a Embratur tem 18 ferramentas de promoção, entre as quais quatro campanhas de publicidade para o consumidor final e o público B2B, duas das quais ainda serão colocadas no ar.

Uma delas destaca a Amazônia como porta de entrada de visitantes internacionais no Brasil – e lembrou que “a Colômbia está posicionando essa região nos EUA”.

Fabio Montanheiro, gerente de Inteligência de Dados e Competividade da Embratur, informou que a previsão de aumento da entrada de turistas internacionais no Brasil esse ano é de 11,8%. Ele falou ainda de um estudo que mostra o impacto dos eventos no desembarque de turistas nacionais e internacionais: “É de quase 40% na semana de realização”.

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