É brinquedo, sim

O comércio lojista carioca espera vendas 12% maiores neste Dia das Crianças em relação ao ano passado. É o que mostra a pesquisa do Clube dos Diretores Lojistas (CDL-Rio). Brinquedos (33%), roupas (26,8%), artigos esportivos (21,3%), jogos eletrônicos (8,5%), calçados (6,8%) e celulares (3,3%) devem ser os presentes mais vendidos. Os lojistas estimam que o preço médio dos presentes por pessoa deve ser de cerca de R$ 100 e que os clientes deverão utilizar o cartão de crédito parcelado como principal forma de pagamento, seguido de dinheiro/cartão de débito, a prazo (crediário) e, por último, o cheque.

Longe da Mega Sena
Estudo do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea) revela que 28,2% dos lotéricos no país amargaram prejuízo, em 2007, e 83% dos empresários do setor tiveram lucro médio mensal abaixo de R$ 2,5 mil. A Região Sul tem o menor valor médio de lucratividade mensal: R$ 196; enquanto no Nordeste o valor é R$ 1,805 mil; no Centro-Oeste, R$ 1,788 mil; no Sudeste, R$ 1,070 mil; e no Norte, R$ 927,00. Segundo o presidente do Sindicato das Casas Lotéricas, Bingos, Jogos Eletrônicos, Locadoras, Empresas Comissárias e Consignatárias do Estado de São Paulo (Sincoesp), Luiz Carlos Peralta, o estudo do Ipea foi baseado em pesquisa solicitado pela Caixa Econômica Federal (CEF) sobre a situação do setor.

“Pra” valer
Com dons de adivinhação superiores aos das empresas de pesquisa, esta coluna se antecipa e garante que vai haver um descolamento entre os resultados das urnas, neste domingo, e as pesquisas levadas a cabo nos últimos seis meses. Os auto-intitulados institutos vão tentar se defender usando como base para comparação os números de boca de urna, aquela pesquisa que só é divulgada quando não serve mais para nada.

Prova
A Oi inicia sua operação no mercado de São Paulo no dia 24 de outubro. Para atrair os consumidores, permitirá que experimentem o serviço por três meses de graça, com oferta de bônus de R$ 20 diários. “As ações da companhia reforçam a nossa intenção, que o cliente fique na Oi porque gosta”, diz a diretora de Comunicação da companhia de telefonia móvel, Flávia da Justa.

Tarda, tarda…
Agilidade é isso aí! Quarta-feira, finalmente, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pronunciou-se sob o pedido da candidata do PCdoB à Prefeitura de Belo Horizonte, Jô Moraes, para que o governador de Minas Gerais, Aécio Neves(PSDB), fosse proibido de participar da campanha eleitoral do rádio e na TV do candidato do PSB, Márcio Lacerda. Jô argumentava que, como os tucanos não integram a coalizão do adversário, o governador não poderia aparecer no programa eleitoral de Lacerda. A liminar do TSE, no entanto, saiu apenas no último dia da campanha eleitoral gratuita para prefeito.

Eficiência
Uma leitora desta coluna comenta a dificuldade que teve para pedir ligação de água e esgoto à Águas de Niterói, companhia de saneamento que atende à antiga capital do Estado do Rio de Janeiro. Foram quatro idas à loja da empresa, enfrentando problemas já conhecidos, como excesso de burocracia, funcionário que deixa o casaco na cadeira mas não atende ao público e (o mordomo da era informatizada) sistema fora do ar. Aguarda agora que vistoriem o local para ver se a ligação é possível e, se for agraciada pelos deuses, conseguir a instalação, em 15 a 20 dias, e o direito de pagar R$ 740.
Já do outro lado da baía, a Cedae, que atende à Capital e à maioria das cidades fluminenses, oferece ao consumidor a opção de fazer o pedido por telefone, atende ao pedido em 72h e nada cobra pela ligação (o usuário deve comprar o hidrômetro, em loja de sua preferência, coisa de R$ 60).
Ah, sim. A estatal é a segunda; a Águas de Niterói é uma empresa privada.

Luiz Inácio Alckmin
Tem gente no Planalto querendo aproveitar o acirramento da crise financeira mundial para passar, entre as respostas a serem apresentadas para enfrentar o problema, contrabandos como o aumento do aperto fiscal e, em breve, a retomada da agenda de “reformas” tipo redução de direitos trabalhistas e previdenciários. Ou seja, as propostas de Geraldo Alckmin, que, ao serem postas em evidência por Lula, foram fatais para a derrota do tucano.

Marcos de Oliveira e Sérgio Souto

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

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