É o amor

Terceira data mais importante do comércio, o Dia dos Namorados movimenta também os corações virtuais: em 2012, de acordo com a e-bit, foram R$ 784,5 milhões no comércio eletrônico, valor que representou crescimento nominal de 15% em relação a 2011. Corações insensíveis também não perdem a oportunidade: nesta época do ano, roupas, principalmente lingeries, apresentam aumento de 40% nos preços, segundo Ricardo Bove, responsável pelo site de comparação de preços ShopBot, que registra aumento de 25% na procura por presentes para os namorados.

Kandir 9%
A propósito de nota comparando o tratamento dos “jornalões” tupiniquins dados às quiromancias do ministro da Fazenda, Guido Mantega, com as do ex-ministro Pedro Malan, um leitor lembra que a leniência com o tucanato chegou ao ponto de se tratar como sério o factóide do então ministro Antonio Kandir, que prometeu que, com a reeleição de FH, em 1998, o Brasil cresceria 9% ao ano. Teve “jornalão” que deu a patacoada até como manchete de página.

Colonizados
No início do século XX, a elite brasileira aproveitou a necessidade de aumentar a oferta de mão-de-obra para promover o “embranquecimento” e uma “melhora” da população. Cerca de cem anos depois, os tecnocratas querem reconfigurar os hábitos e modos do brasileiro de torcer pela sua seleção de futebol e pelos seus times de futebol.

Nota só
Pelo visto, a gramática do prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), em defesa da segurança máxima dos cariocas se restringe a manter o Engenhão interditado. O vasto material da obra espalhado ao redor do Maracanã que, em mãos erradas, poderia ser transformado em instrumentos de uma tragédia, é ignorado. Idem para o Viaduto do Joá, cuja interdição foi pedida pela Coppe.

Gols sem fim
Pela quantidade de vezes que o Maracanã passa por obras, a glória de Fred por ter feito o primeiro gol da reinauguração oficial do estado, em breve, poderá ser compartilhada com outros jogadores. Com a ameaça de o estádio passe por nova reforma para as Olimpíadas de 2016, por exemplo, haverá o primeiro gol pré-Olimpíadas.

Educação
“A Arte na arte de educar: uma visão além do intelecto” é o tema da 12ª edição do Congresso Internacional de Educação, que a Legião da Boa Vontade (LBV) realizará em São Paulo (SP) nos dias 26, 27 e 28 de junho. Inscrições e informações pelos telefones (11) 3225-4590 ou 3361-6078.

Serviço
O IBGE iniciou, em maio, o seu programa anual de pesquisa na área das estatísticas econômicas, levantando informações para a realização da Pesquisa Anual de Serviço  – PAS 2012. Essa pesquisa tem o objetivo de apresentar amplo e diversificado conjunto de informações estatísticas sobre o setor de serviços, em níveis nacional e regional, fundamentais à formulação de políticas públicas, às análises econômicas, às tomadas de decisão empresariais, gerando informações essenciais, como estimativas relativas ao Produto Interno Bruto, entre outras. Portanto, e-mails do IBGE enviados às empresas do setor de serviços com questionário não devem ser solenemente deletados como se fossem vírus ou spam.

Passivo
A Justiça do Rio de Janeiro negou aos donos de cadeiras cativas no Maracanã o direito de usá-las durante os jogos da Copa das Confederações e da Copa do Mundo de 2014. Não é surpresa, dadas as boas relações entre governos e Justiça estaduais – esta está sempre atenta aos argumentos do Executivo. Mas quando a questão for para Brasília, a decisão pode ser diferente. Não se pode especular qual a decisão dos ministros do STJ. Mas esta coluna sente cheiro de indenizações milionárias milionárias no ar, se o tribunal não conceder liminares que permitam aos proprietários das cadeiras – compradas para ajudar a erguer o Maraca para a Copa de 50 – assitir aos jogos.
 

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorSuper Bon
Próximo artigoChamando o calote

Artigos Relacionados

Engie valerá R$ 2,5 bi a mais após acordo com Aneel

Semana passada, o Monitor noticiou que a proposta da Aneel de repactuação do risco hidrológico (GSF) deixaria a conta a ser paga pelo pequeno...

Apelo de Biden ao multilateralismo fica sem crédito

Na ONU, presidente dos EUA desmente mundo dividido em blocos rígidos.

Fintechs e bancos disputam quem cobra mais

‘Não temos vergonha de sermos bancos’, diz Febraban; mas deveriam.

Últimas Notícias

Copom elevou taxa de juros em 1% para 6,25% ao ano

Aguardamos agora a ata que será divulgada na próxima terça-feira para maiores informações sobre a trajetória da taxa Selic.

Alemanha escolhe sucessor de Merkel no próximo domingo

Eleições deverão ser as mais concorridas dos últimos anos; pesquisas indicam vitória do SPD, social-democrata.

Reajuste salarial fica abaixo da inflação em agosto

Fipe: não houve aumento mediano real como resultado de negociações nos últimos 12 meses; desde setembro, índice tem oscilado de -1,4% a zero.

Clima positivo no exterior deve beneficiar índice Bovespa

Mercado internacional opera no positivo motivado por noticiário sobre Evergrande.

Evergrande, Fed e Copom

Bovespa encerrou o segundo dia de alta com +1,84% e índice em 112.282 pontos, mas na máxima chegou a atingir 113.321 pontos.