É o mercado interno, idiota!

O Brasil precisa voltar-se para o mercado interno para retomar o crescimento. A advertência é do economista Celso Furtado e foi expressa em entrevista à edição eletrônica do Jornal da Unicamp, na qual fala sobre política macroeconômica e o papel do intelectual e do Estado, entre outros temas.

Tempo perdido
Dietas da moda – como Atkins e South Beach – foram condenadas pelos participantes de mesa-redonda no 59º Congresso da Sociedade Brasileira de Cardiologia, informa a agência de notícias especializada em saúde Notisa. Para a nutricionista Miyoko Nakasato, a South Beach – dieta de Madonna, que prega ingestão de proteínas e gorduras – pode gerar até câncer, osteoporose e outros problemas a longo prazo. Os especialistas recomendam mudança de hábitos e vida mais saudável. Dietas baseadas em alimentos pouco atrativos ao paladar, no geral, são abandonadas pelo paciente, que acaba voltando a consumir guloseimas, ganhando todo o peso que fora perdido.

Rio de Lessa
Quem quiser saber o que o BNDES planeja para o Rio de Janeiro deve assistir hoje a palestra do presidente do banco, Carlos Lessa, durante almoço na Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) promovido pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha.

Teles
Já amanhã quem estará na Firjan é o presidente da Anatel da Alemanha, Mathias Kurth. Ele participará da World Telecomunications Standadization Assembly, da Internacional Telecomunications Union (ITU), que será realizada em Florianópolis entre os dias 5 e 14 de outubro.

Monopólio
A Flash Courier Ltda., empresa especializada no segmento de encomendas expressas, obteve junto ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região – Brasília entendimento contrário ao monopólio postal dos Correios. O tribunal concedeu efeito suspensivo a liminar de agravo de instrumento permitindo que a empresa de entregas expressas Flash Courier retomasse suas atividades normais em Belém (PA). Ela e outras empresas do segmento não poderiam fazer entregas na região de Belém, bem como de qualquer correspondência contendo documentos bancários. A decisão vale até que o mérito do recurso seja apreciado.

Secura
A umidade relativa do ar deverá ficar abaixo de 15% nos horários mais quentes, até  amanhã, no Distrito Federal, no leste e centro de Goiás e no oeste e centro de Minas Gerais. O alerta é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A baixa umidade no ar está sendo provocada por uma massa de ar quente e seco estacionada sobre a região. Segundo o meteorologista Francisco Alves Nascimento, as condições climáticas devem começar a mudar a partir de sexta-feira, quando está prevista a entrada de uma frente fria no Centro-Oeste. Isso aumentará a umidade e causará chuvas em pontos isolados.

Superfaturado
Internautas estranharam o resultado da pesquisa do Instituto Datafolha de que 38% dos eleitores vão escolher seus candidatos com base nos sites políticos da Internet. Como as pesquisas sobre Internet apontam que apenas cerca de 10% dos brasileiros têm acesso à rede, das duas uma: ou tem internauta demais ou pesquisa de menos.

Procon
A greve dos bancários oferece oportunidade ímpar para a Justiça aplicar artigo fundamental do Código de Defesa do Consumidor: a empresa é responsável pelas conseqüências causadas pela interrupção da prestação de seus serviços. Como os clientes não contrataram serviços dos bancários, mas sim dos banqueiros, cabe a estes responder no Judiciário por perdas, devidamente comprovadas,  que o fechamento das agências provoque a terceiros.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

Falta de servidores traz prejuízo, inclusive financeiro

Fila de segurados no INSS vai engrossar precatórios em R$ 11 bilhões.

Desmonte do Estado se dá pelas beiradas

Miçangas e espelhos empurram reformas administrativas nos municípios.

O que vale pros precatórios vale pra dívida interna?

Se calotes são defensáveis, poderiam ser estendidos para os títulos públicos.

Últimas Notícias

Distribuição comercial: quais cláusulas e condições mais importantes?

Por Marina Rossit Timm e Letícia Fontes Lage.

Mercado corre do risco em momento de estresse

Se tem uma coisa que o mercado é previsível é com relação ao seu comportamento em momentos de estresse é aversão ao risco. “Nessa...

Petrobras: mais prazo de inscrição no novo Marco Legal das Startups

Interessados em participar do primeiro edital da Petrobras baseado no novo Marco Legal das Startups (MSL) poderão inscrever-se até o dia 12 de dezembro....

Canal oficial para investidor pessoa física na B3

A partir desta sexta-feira, a nova área logada do investidor da B3, lançada em junho, passa a ser o canal que centraliza todas as...

Fitch Ratings atualiza metodologia de Rating de Seguros

A Fitch Ratings, agência de classificação de risco, publicou nesta sexta-feira relatório de atualização de sua Metodologia de Rating de Seguros. Segundo a agência,...