Ucrânia concorda com cessar-fogo de 30 dias; falta combinar com os russos

Ucrânia concordou com proposta dos EUA de cessar-fogo de 30 dias; minerais ucranianos serão explorados pelos norte-americanos

102
Reunião dos EUA e Ucrânia na Arábia Saudita por cessar-fogo
Reunião dos EUA e Ucrânia na Arábia Saudita por cessar-fogo (foto de Wang Dongzhen, Xinhua)

A Ucrânia sinalizou na terça-feira sua prontidão para aceitar uma proposta dos EUA para um “cessar-fogo imediato e provisório de 30 dias” após negociações com uma delegação dos EUA em Jeddah, Arábia Saudita, de acordo com uma declaração conjunta.

A declaração, emitida após horas de consultas entre altos funcionários dos dois países, disse que a trégua poderia ser estendida por acordo mútuo, acrescentando que “os Estados Unidos comunicarão à Rússia que a reciprocidade russa é a chave para alcançar a paz”.

Além disso, os líderes de ambas as nações concordaram em finalizar “o mais rápido possível um acordo abrangente para desenvolver os recursos minerais essenciais da Ucrânia para expandir a economia do país”, acrescentou.

O presidente dos EUA, Donald Trump, disse em Washington que tem esperanças que a Rússia concordará com o cessar-fogo de 30 dias. Trump abordou brevemente o anúncio do cessar-fogo de 30 dias do lado de fora da Casa Branca, dizendo aos repórteres que “a Ucrânia concordou com isso e espero que a Rússia concorde com isso”, informou a NBC News.

Espaço Publicitáriocnseg

O site Politico também relatou que Trump falou sobre a proposta de cessar-fogo em um evento na Casa Branca para promover carros Tesla. “Vou falar com Vladimir Putin”, disse Trump, acrescentando que “é preciso dois para dançar tango”, de acordo com a reportagem.

Washington concordou em “imediatamente suspender a pausa no compartilhamento de inteligência e retomar a assistência de segurança à Ucrânia”, disse a declaração, acrescentando que ambos os lados discutiram a importância dos esforços de ajuda humanitária, particularmente durante o período de cessar-fogo.

Os negociadores também concordaram em nomear equipes para iniciar as negociações visando alcançar uma paz duradoura. Os Estados Unidos reafirmaram seu compromisso de se envolver com representantes russos, enquanto a Ucrânia enfatizou a necessidade de parceiros europeus se envolverem no processo, disse a declaração.

Além disso, os líderes de ambas as nações concordaram em finalizar “o mais rápido possível um acordo abrangente para desenvolver os recursos minerais críticos da Ucrânia para expandir a economia da Ucrânia”, acrescentou.

O anúncio ocorreu após uma reunião de alto nível com a presença do secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, e do conselheiro de Segurança Nacional, Mike Waltz.

A delegação ucraniana incluiu o Chefe de Gabinete do Presidente Volodymyr Zelensky, Andriy Yermak, o Ministro das Relações Exteriores Andrii Sybiha, o Ministro da Defesa Rustem Umerov e outros.

O Ministro das Relações Exteriores saudita Faisal bin Farhan Al Saud e o Conselheiro de Segurança Nacional Musaed bin Muhammad Al-Aiban também participaram das discussões.

Agência Xinhua

Matéria atualizada às 18h12 para inclusão de declaração de Trump e às 18h39 para incluir as negociações para entrega dos minerais ucranianos aos EUA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui