UE pede respeito ao cessar-fogo e ao plano de paz de Gaza

De acordo com o bloco, não há solução militar para o conflito

461
Bandeira da Palestina (foto da ONU)
Bandeira da Palestina (foto da ONU)

A União Europeia pediu nesta quarta-feira a Israel e ao Hamas que respeitem o cessar-fogo em Gaza, bem como a implementação do plano de paz de Donald Trump acordado há mais de duas semanas, insistindo que as partes devem se abster de medidas que coloquem em risco o pacto.

“A União Europeia está acompanhando de perto os acontecimentos em Gaza. Reiteraremos nosso apelo a todas as partes para que continuem a respeitar o cessar-fogo”, disse o porta-voz de relações exteriores da UE, Anouar El Anouni, em uma coletiva de imprensa em Bruxelas sobre os últimos acontecimentos na Faixa de Gaza, onde novos bombardeios israelenses deixaram cerca de 100 pessoas mortas.

O porta-voz da UE conclamou todas as partes a “se engajarem totalmente na implementação de todas as fases do plano”, com o objetivo de encerrar o conflito em Gaza.

De acordo com o bloco, não há solução militar para o conflito, e é por isso que ela exigiu “o fim do ciclo de violência, morte e destruição” no Oriente Médio.

Espaço Publicitáriocnseg

Israel relançou os ataques a Gaza depois de acusar o Hamas de violar o acordo alcançado para implementar a primeira fase do plano de Trump, incluindo a morte de um soldado na terça-feira e os atrasos na entrega dos 13 corpos dos sequestrados nos ataques de 7 de outubro de 2023 que ainda não foram devolvidos a Israel.

O Exército israelense falou de uma série de “ataques significativos” no enclave, supostamente matando mais de cem pessoas, mas na quarta-feira os comandantes militares confirmaram que estavam voltando ao cessar-fogo, alertando que “responderiam com força a qualquer violação” do acordo.

Drone das IDF cai perto da fronteira com a Faixa de Gaza

Um drone das Forças de Defesa de Israel caiu perto da Faixa de Gaza na quarta-feira, confirmaram as IDF, afirmando que o drone atingiu um espaço aberto após uma “falha técnica”.

“Um veículo aéreo não tripulado caiu recentemente em um espaço aberto no Negev Ocidental depois de sofrer uma falha técnica”, disse a IDF em uma breve mensagem em sua conta no X, em que enfatizou que “não há medo de vazamentos de informações ou vítimas”.

Ele também enfatizou que o pessoal militar já está a caminho do local do acidente para “recuperar a aeronave”. “O incidente está sendo investigado”, acrescentou, sem dar mais detalhes.

Europa Press

Leia também

Siga o canal \"Monitor Mercantil\" no WhatsApp:cnseg