Um completo desastre ou uma oportunidade?

Há no mercado financeiro quem considere o atual momento uma oportunidade, mas analistas de fora veem um desastre em curso

158
Painéis com indicadores do mercado financeiro na Coreia do Sul
Painéis com indicadores do mercado financeiro na Coreia do Sul (foto de Jun Hyosang, Xinhua)

Lunático. Foi assim que um amigo estadunidense classificou Donald Trump. “O que ele está fazendo é um desastre. Você viu as últimas ameaças dele à China esta manhã [segunda-feira]? Por sua vez, Joh Plassard, especialista em investimentos do Grupo Mirabaud, vê no caos uma oportunidade. “As correções de mercado são normais no ciclo de investimentos. Desde 1928, o S&P 500 apresenta retorno médio anual de 10%, mesmo sofrendo quedas médias de 16% ao longo do ano. Em quase todos os anos (94%), o índice registrou ao menos uma correção de 5%, e em boa parte deles, quedas de dois dígitos – muitas vezes seguidas por altas robustas até o fim do ano.”

Apesar do colapso recente, o S&P 500 caiu apenas 2,5% nos últimos 12 meses e subiu 24% nos últimos dois anos. Mas os Magnificent 7 (Apple, Microsoft, Amazon, Alphabet, Meta, Nvidia e Tesla) amargaram perdas de 11% somente em março e acumulam queda de 24% em 2025.

Plassard alerta para o risco de ficar de fora dos dias mais rentáveis. “O exemplo clássico do ‘pior cronômetro da história’ ilustra bem: mesmo investindo no pico da bolha em março de 2000, um investidor teria acumulado retorno de 438% até hoje. Com aportes regulares, esse retorno poderia chegar a 10,7% ao ano.”

Há algumas observações a serem feitas sobre as 2 opiniões de certa forma divergentes. A primeira é que estamos lidando com algo inédito; a segunda, é que a alta nos últimos 25 anos parece representar uma bolha ainda mais perigosa no mercado financeiro, que parece não ter como seguir inflando no modelo atual. A pergunta é: estamos caminhando pra um novo modelo ou para uma reorganização do establishment dos EUA?

Espaço Publicitáriocnseg

LEIA TAMBÉM:

Bolsonarista Tarcísio continuará usando boné de Trump? | Monitor Mercantil

Machado: sucesso de público e crítica

Sonia Netto Salomão (foto divulgação)
Sonia Netto Salomão

Redescoberto pelas novas gerações e sucesso nas redes sociais, Machado de Assis tem sido alvo de interesse crescente no exterior. De caráter universalista, a obra do bruxo do Cosme Velho também apresenta marcas da cultura local do Rio de Janeiro do século 19.

Uma palestra na Academia Brasileira de Letras (ABL) abordará o sucesso de Machado no exterior, com a professora Sonia Netto Salomão, considerada uma das principais especialistas e divulgadoras da obra de Machado de Assis no exterior.

Catedrática sênior de Língua, Linguística e Tradução Portuguesa e Brasileira da Sapienza Universidade de Roma, Sonia falará sobre a atualidade de clássicos do genial escritor e a relevância do legado identitário nesta quinta-feira, 17h30, dentro da série “Quinta é cultura” da ABL. Inscrições gratuitas aqui.

Rápidas

Os visitantes do Web Summit Rio 2025 terão a chance de conhecer mais sobre a Finlândia, de 27 a 30 de abril. O objetivo da Work in Finland, agência oficial, é atrair talentos brasileiros do setor de tecnologia e startups para oportunidades de carreira e negócios *** A Escola de Negócios (IAG) da PUC-Rio realizará, na próxima segunda-feira (14), às 20h, o webinário “A Revolução Digital da Caixa Econômica Federal: Inovação, Desafios e Oportunidades”, com Carlos Vieira, presidente da Caixa. Inscrições aqui *** Nesta terça-feira, 18h, acontecerá a 2ª edição do Superpod, podcast organizado pela ONG JA Rio, em parceria com a Supergasbras, com o ambientalista Tião Santos e o empreendedor Ezequiel Vedana. Transmissão será pelo Youtube da ONG.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui