Um em cada três estudantes não tem acesso a EAD na pandemia

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Aula online. Foto: divulgação
Aula online. Foto: divulgação

Em março de 2020, a PwC lançou uma colaboração estratégica global com o Unicef em apoio ao programa Generation Unlimited – GenU (Geração Que Move, no Brasil), que tem como objetivo ajudar milhões de jovens de todo o mundo a desenvolverem habilidades profissionais. A iniciativa, fundamental em tempos como os atuais, marcados pela pandemia de Covid-19, une os setores público e privado e ainda a sociedade civil para dar origem a programas e estruturas de inovação que apoiem os jovens em direção a um futuro produtivo e de pleno exercício da cidadania.

Os primeiros dados e conclusões obtidos a partir da parceria estão no relatório Stepping Forward: Connecting today’s youth to the digital future. O estudo abre uma série de análises sobre a exclusão digital da juventude, um problema que, se não for tratado, trará sérias implicações para as sociedades e economias.

De acordo com o estudo, o desafio é imenso. Um em cada três estudantes em todo o mundo – aproximadamente 463 milhões de jovens – não tem tido acesso ao ensino à distância desde quando as escolas fecharam por conta do surto global, e um em cada seis parou de trabalhar desde o início da pandemia.

Cerca de 40% dos jovens que estão desempregados atuavam em setores severamente impactados pela Covid-19, e quase 77% estavam no mercado informal. Trata-se de um público que não tem acesso adequado à tecnologia e que não possui habilidades digitais desenvolvidas – por isso é a fatia da população que mais sofre neste panorama.

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Mas o relatório não se limita a más notícias – ele também identifica oportunidades e reimagina soluções para o século XXI. Segundo o estudo, agora é o momento de agir para melhorar a aptidão econômica das sociedades, criando milhões de trabalhadores com as habilidades necessárias para prosperar na economia digital e também dar origem aos recursos que permitirão sustentar empresas e governos.

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