Um heliporto sob medida para voos da Petrobras?

Obra de ampliação no Norte Fluminense não teria licenças necessárias.

Concessionário do Aeroporto de Campos dos Goytacazes, o Grupo Infra está concluindo as obras de ampliação das instalações do Heliporto do Farol de São Tomé, no Norte Fluminense, sem licença ambiental. De acordo com Relatório de Fiscalização do Inea, datado de 26 de agosto, “tendo em vista que a atividade está situada na zona de amortecimento do Pelag [Parque Estadual da Lagoa do Açu], sem anuência e sem a devida licença de instalação, a empresa está sujeita a autuação”.

O projeto é feito a toque de caixa, a tempo de participar da concorrência da Petrobras que definirá, na próxima quinta-feira (16), qual heliporto estará encarregado de operar os voos que transportam pessoal para as plataformas de petróleo na Bacia de Campos. Sem as obras, a instalação do Farol de São Tomé não atende aos requisitos técnicos mínimos e estaria eliminado da disputa.

Segundo fontes, o Inea tem dito que o Ministério Público vai fazer um termo de ajuste de conduta com o Grupo Infra, mas até o momento esta providência não foi tomada. Adicionalmente, a companhia conseguiu a concessão do heliporto no ano passado, mas ainda não assumiu oficialmente a sua operação. As obras de ampliação foram iniciadas um mês antes da sua autorização formal pela Anac.

Ainda segundo as fontes, empresas aéreas que disputarão a concorrência da Petrobras acreditavam que a Licença de Operação do Heliporto do Farol de São Tomé seria dada pelo Inea nesta segunda-feira (13), mas a informação ainda não foi confirmada.

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