Uma década perdida

97

Na década de 90 o Brasil obteve crescimento médio de 3% nas exportações (contra 7% em décadas anteriores), índice bem inferior ao de países como Irlanda (17,9%) ou China 8,9%. Já em relação às importações, o país ocupa o topo da lista (13,9%), seguido de México (11,6%) e Canadá (10,5%). A média mundial no mesmo período foi de 6,7%.

O candidato de FH
O candidato secreto de Fernando Henrique Cardoso é Fernando Henrique Cardoso – sustenta em editorial o periódico Momento Mundial, editado por J.Carlos de Assis, que também é membro do Conselho Editorial do MONITOR MERCANTIL. A maior evidência dessa candidatura, segundo o Momento, foi o último programa do PSDB, no qual os potenciais candidatos do partido não tiveram qualquer participação mais evidente, tendo o Presidente da República monopolizado todo o tempo de exposição. Um grupo de juristas sustenta a elegibilidade de FH pela terceira vez consecutiva, já que ele foi reeleito apenas uma vez depois da emenda constitucional da reeleição. Outra tese defendida nos bastidores do Planalto é a instituição do Parlamentarismo, informa o periódico.

Contribuinte mirim
Cerca de 30 mil alunos do ensino médio da rede pública estadual do Rio de Janeiro já aprenderam a importância de pedir a nota fiscal na compra de qualquer mercadoria. Esses futuros contribuintes também ficaram sabendo como o dinheiro dos tributos que o estado arrecada é – ou deveria ser – aplicado. Este aprendizado faz parte do Programa de Educação Fiscal, desenvolvido nos 92 municípios fluminenses pelas secretarias de Estado de Fazenda e de Educação. Hoje, o grupo de trabalho de Educação Fiscal (Gefe-RJ) promove seminário de avaliação de seu primeiro ano de implantação. O evento será realizado na Escola de Administração Fazendária (Esaf), na Av. Antônio Carlos, 375, 13º andar.

Cooperativas
A Central das Cooperativas de Economia e Crédito Mútuo do Estado do Rio de Janeiro (Cecrerj) fecha o ano com quatro novas cooperativas filiadas e outras duas em constituição. O número de cooperados do sistema de crédito no Rio saltou de 70 mil para 86 mil, de 2000 para cá. Entre as cooperativas em constituição, a da Petrobras, com potencial de 30 mil novos associados, e das empresas de transporte de valores.

Espaço Publicitáriocnseg

Pressão
Deu certo a pressão deflagrada por MST e Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) para assegurar a rolagem de dívidas de pequenos agricultores que somam R$ 4 bilhões. Ontem, o Ministério da Fazenda comunicou oficialmente à bancada do PT na Câmara Federal que o governo vai editar, na próxima quarta-feira, medida provisória contemplando as reivindicações do movimento. O anúncio foi feito após manifestações que reuniram, terça e quarta-feira, 7 mil trabalhadores rurais em dez estados.

Debate no PT
Na próxima segunda-feira, os pré-candidatos do PT ao governo do Estado do Rio de Janeiro, o deputado federal Milton Temer e a vice-governadora Benedita da Silva, debatem suas propostas O evento começa às 19h, no auditório da Faculdade Cândido Mendes, na Rua da Assembléia 10, no Centro.

Como sempre
Esta coluna foi precipitada ao dar parabéns ao Detran do Rio pela redução na burocracia da vistoria anual de veículos. O motorista que acredita na informação que recebe pelo central de atendimento telefônico do órgão é surpreendido, nos postos de vistoria, pela exigência, em alguns casos, de xerox de documentos. Para complicar ainda mais, no sítio do Detran na Internet há uma terceira lista de documentos necessários. Quem lucra com essa confusão são os pequenos comerciantes que têm máquinas copiadoras nas vizinhanças dos postos de vistoria. Esse é o Detran velho de guerra.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui