Uma nota só

A informação divulgada pelo Wall Street Journal de que a renda dos estadunidenses encolheu apesar da queda da inflação põe em xeque um dos dogmas econômicos mais difundidos, o de que o simples recuo generalizado dos preços é sinônimo de incremento da renda dos assalariados. À inverdade sobre essa tese não se segue a defesa de que mais inflação resulta em melhores ganhos para quem vive de salário, mas, sim, que a economia é fenômeno complexo demais para governos e sociedade restringirem seus esforços a um único objetivo, que, claro, também pode servir de álibi para tentar travar o debate mais amplo sobre um projeto de desenvolvimento nacional.

Militar à frente
A direção da Universidade de Harvard chega nesta quinta-feira ao Rio de Janeiro para visitar o Colégio Militar, instituição que tem enviado mais alunos a faculdades norte-americanas do que as instituições civis do Brasil. Os estudantes do sistema de ensino militar têm ingressado em universidades como Stanford, Chicago e Pensilvânia, com bolsa integral, após a conclusão do processo de seleção.

Devo, não nego… e não pago
A Comissão de Precatórios da OAB-SP mudou de nome. Passa a se chamar Comissão de Dívida Pública. Continuará sendo presidida pelo advogado José Flávio de Souza Brando, tendo como vice-presidente Marco Antonio Innocenti, ambos integrantes do Conselho Federal da OAB. A dívida do Estado de São Paulo em precatórios está em cerca de R$ 18 bilhões e a da prefeitura paulistana, em R$ 10 bilhões.

Pelo ralo
Implantação de rede de esgoto em todas as residências do estado elevaria a renda média e a produtividade do trabalhador fluminense em 2,2%, informa a pesquisa “Benefícios econômicos da expansão do saneamento básico”, encomendada pelo Instituto Trata Brasil e realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Apenas 82,5% dos moradores da capital são atendidos por esgoto. A cidade ocupa a 46ª posição no ranking do Trata Brasil, que lista a situação de 81 municípios brasileiros com mais de 300 mil habitantes.

Prevenção
Os recentes escorregamentos no Estado do Rio de Janeiro –  no início do ano em angra e em abril na Região Metropolitana – serão debatidos no 7º Simpósio Brasileiro de Cartografia Geotécnica e Geoambiental, em Maringá, no Paraná, nesta quarta-feira. Dois representantes do Serviço Geológico (DRM-RJ) falarão na sessão sobre “Prevenção de Riscos e Desastres Naturais”.

Caiu na rede
A utilização e os limites para uso de informações pessoais e a experiência de outros países na proteção de dados serão alguns dos temas abordados durante o seminário internacional Desafios e Perspectivas para a Proteção de Dados Pessoais no Brasil. “Se você não tem controle sobre o perfil que circula no mercado, principalmente na Internet, sua liberdade está sendo cerceada”, afirma Laura Schertel, coordenadora-geral de Supervisão e Controle do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) do Ministério da Justiça. O evento acontece nestas quarta e quinta-feira, no Hotel Windsor Miramar, no Rio de Janeiro.

Artigo anteriorGarrote total
Próximo artigoPorto seguro
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Bolsonaro comanda pior resposta à pandemia da AL

Para formadores de opinião, Brasil foi pior até que a estigmatizada Venezuela.

Cem anos de Celso Furtado

A atualidade de um dos mais importantes intelectuais do planeta.

A Disneylândia espacial dos trilionários

Jornada nas estrelas escancara a desigualdade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Balanços guiarão, aparentemente, os mercados hoje

Europa e Nova Iorque precavidas, Ásia continua em queda livre.

Confiança da construção atinge maior nível desde março de 2014

Índice teve alta de 3,3 pontos e chegou a 95,7; já inflação do setor cai para 1,24% em julho.

IPCA-15 apresentou alta de 0,72% em julho

Maiores contribuições vieram da categoria habitação (2,14%), que contribuiu com 0,32%, e de transporte (1,07%), que adicionou 0,22%.

Itaú Unibanco deixa administração da XP

Decisão foi tomada no último dia 23, após análise concorrencial e prudencial; cisão foi aprovada pelo Banco Central.

Abertura de mercado

Após fim de semana tenso, segunda é sempre de trégua, pela ausência de parlamentares em Brasília, quanto mais em período de recesso.