Uma saída imediata para o país

A eleição de um presidente para mandato temporário até o final do ano é a proposta do economista e jornalista J....

A eleição de um presidente para mandato temporário até o final do ano é a proposta do economista e jornalista J. Carlos de Assis para impedir a liquidação do país nestes cinco meses que restam ao Governo Temer. A intenção é rever imediatamente a política econômica, permitindo em curto prazo a retomada do crescimento e a geração de empregos. Assis coordena um grupo de entidades da sociedade civil que desejam construir uma saída para o país. As eleições de outubro seriam mantidas.

O economista não esconde que o candidato dos seus sonhos para ocupar a presidência interina é o senador Roberto Requião – mas ressalta que fala em seu nome, não no do parlamentar. Para conquistar apoio dos deputados e senadores, o grupo de entidades conta com algumas cartas na manga, que serão reveladas à medida que a proposta caminhe. O presidente temporário poderia concorrer à eleição.

 

Nobel da bola

O futebol a serviço do desenvolvimento e da paz entre as nações. Esta é a oportunidade que o coordenador acadêmico da FGV/Fifa/Cies, Pedro Trengrouse, vê na realização da Copa do Mundo de 2022, no Qatar. “A ideia de antecipar para 2022 a ampliação do número de seleções na Copa de 32 para 48, prevista para 2026, colocando jogos em vários países da região, transformando a Copa do Qatar na Copa do Oriente Médio, é boa para todos”, analisa Trengrouse.

O Qatar, mantendo o mesmo número de partidas, aproveita a Copa para melhorar suas relações com os países vizinhos, a Fifa garante o sucesso da competição, que está seriamente ameaçada por esse embargo, antecipando a inclusão de mais países, fazendo mais dinheiro, reforçando o soft power da Copa do Mundo e, ainda por cima, podendo até ganhar um prêmio Nobel”, incentiva.

O professor da FGV lembra que, atualmente, a principal preocupação em relação à Copa no Qatar é o embargo imposto pela Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Bahrein, Egito e Iêmen, que romperam relações diplomáticas e fecharam fronteiras, proibindo aviões do Qatar de transitar no seu espaço aéreo, acusando o país de “apoiar o terrorismo”.

 

Sorria

O Ministério do Interior da Rússia apresentou um novo carro de polícia, dotado de uma poderosa câmera panorâmica com zoom, automatizada e móvel, e ainda conectado a outras dez câmeras de vigilância externas. Um computador roda um software criado pela start-up russa NtechLab para reconhecimento facial de vídeo em tempo real.

O sistema permite que, alertado pela inteligência artificial, o agente a bordo do carro identifique um criminoso e envie um alerta na hora aos policiais de área. O sistema não está sendo usado nos jogos da Copa.

 

Liderança

Pela primeira vez após 44 anos de existência, o Rotary Club de Miguel Pereira elegeu uma mulher para a presidência. Lucilia Maldonado foi presidente da Casa da Amizade e foi escolhida para comandar a entidade por unanimidade. Tradicionalmente liderado por homens, não só no Brasil, mas no mundo, a escolha de uma mulher é inédita entre os clubes do distrito.

 

Rio no mundo

Encerrou o XIII RioHarpFestival na Casa do Brasil em Madrid, programa duplo com a harpista espanhola Beatriz Milan, e com a participação especial de Maria Rosa Calvo y Manzano e Harp Celtic Orchestra da Itália. Foram 134 concertos no Rio, SP, Lisboa, Coimbra e Madrid entre maio e junho, registrando um público superior a 17 mil pessoas.

 

Rápidas

A Hilton anunciou a nomeação de Jorge Giannattasio como vice-presidente sênior e chefe de Operações para o Caribe e a América Latina *** Nesta sexta-feira, às 9h, o advogado Raphael Zaroni participa de evento da Câmara Portuguesa de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro sobre Qualidade de Vida e Oportunidade de Investimento na região metropolitana do Porto, em Portugal. Inscrições pelo site www.camaraportuguesa-rj.com.br *** Vai até dia 14, no Espaço Cultural Cereall Gourmet, em Cabo Frio (RJ), mostra de pedras preciosas e semipreciosas do acervo pessoal do gemólogo Jorge Guedes Veiga. No Brasil, o setor de gemas coloridas movimenta cerca de US$ 10 bilhões por ano *** No aeroporto de Lisboa, vindos de Coimbra a caminho de Roma, o ministro Marco Aurélio Mello e esposa queriam saber como estava o tempo na capital italiana. “Calor, muito calor”, o que agradou ao casal, que se queixou do clima ameno em Portugal. Quente mesmo está o clima na justiça brasileira.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Bolsonaro comanda pior resposta à pandemia da AL

Para formadores de opinião, Brasil foi pior até que a estigmatizada Venezuela.

Cem anos de Celso Furtado

A atualidade de um dos mais importantes intelectuais do planeta.

A Disneylândia espacial dos trilionários

Jornada nas estrelas escancara a desigualdade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

ENS abre inscrições de Curso para Habilitação de Corretores de Seguros

Inscrições começaram nesta segunda-feira.

Fitch:1ª emissão de debêntures da Rodovias do Brasil tem rating AA-

A Fitch Ratings atribuiu Rating Nacional de Longo Prazo ‘AA-(bra)’ à primeira emissão, em série única, de debêntures da Rodovias do Brasil Holding S.A....

Prazo de inscrições do Programa Petrobras Conexões para Inovação

A Petrobras prorrogou para 15 de agosto, o prazo de inscrições do 3º edital do Programa Petrobras Conexões para Inovação - Módulo Startups -...

UE fará empréstimos nos mercados de capitais de até 750 bi de euros

O Conselho da União Europeia (UE), aprovou nesta segunda-feira, o segundo pacote de planos de recuperação e resiliência (PRR), para aceder às verbas pós-crise...

Brasil tem 42% do total de empresas de inteligência artificial da AL

Estudo da consultoria Everis em parceria com a Endeavor mostra que o número de startups de inteligência artificial cresceu no Brasil, mas ainda esbarra...