Foto aérea tirada em 17 de março de 2022 mostra a usina hidráulica de Lianghekou no Rio Yalong, na prefeitura autônoma tibetana de Garze, Província de Sichuan, sudoeste da China. (Xinhua/Shen Bohan)
Beijing, 26 abr (Xinhua) — O Pacto Global das Nações Unidas (UNGC, sigla em inglês), a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, anunciou o lançamento do programa Climate Ambition Accelerator (CAA) este ano e publicou a versão chinesa do relatório Net-Zero Standard da iniciativa Science Based Targets (SBTi), no Dia da Terra de 22 de abril.
De acordo com Sanda Ojiambo, secretária-geral adjunta do UNGC, estas medidas visam apoiar as empresas chinesas a atingir suas metas de pico de carbono e neutralidade.
Lançado em outubro de 2021, o Corporate Net-Zero Standard do SBTi é a primeira estrutura do mundo para o estabelecimento de metas corporativas de net-zero (zero líquido) em linha com a ciência climática.
O CAA, programa de aprendizado de seis meses lançado pelo UNGC no ano passado, visa equipar mais empresas com o conhecimento e as habilidades necessárias para ajudar a reduzir pela metade as emissões globais até 2030 e atingir o zero líquido até 2050.
Ojiambo observou que está encantado ao ver que mais e mais empresas chinesas estão montando estratégias de zero líquido e tomando ações concretas. Os setores privados conseguem desempenhar um papel fundamental na transição econômica, enviando fortes sinais de mercado e fornecendo soluções inovadoras.
Dados mostram que mais de 2.800 empresas por todo o mundo se inscreveram no SBTi, incluindo mais de 160 empresas chinesas.
Ojiambo espera que a versão chinesa do relatório possa ajudar mais empresas a adotar o padrão e apoiar seus compromissos de zero líquido. Ela pediu para que mais empresas chinesas se juntem à iniciativa, estabeleçam metas de zero líquido e busquem um desenvolvimento de baixo carbono, mencionando que a China é o maior país em desenvolvimento do mundo e os esforços do país realmente importam.
Mais empresas chinesas têm entradas no vagão, incluindo a LONGi Green Energy Technology Co., Ltd., a Jinko Solar Co., Ltd., JD Logistics, Geely e Envision Group, segundo Liu Meng, chefe da Asia Pacific Networks do UNGC.
Liu acrescentou que, a versão chinesa do relatório Net-Zero Standard deve beneficiar os pioneiros chineses das grandes empresas, bem como as pequenas e médias empresas (PMEs) que não têm instruções práticas sobre a redução das emissões de carbono.
O programa CAA oferecerá suporte direcionado às empresas, ajudando-as a desenvolver estratégias de zero líquido e montar plano de metas no período de seis meses, disse Liu. Fim
Leia também:
Parque tropical de Hainan é um destaque do progresso ecológico chinês