Univitelinos

O que têm em comum Collor, Itamar Franco, FH e Lula? A partir do próximo dia 14 esta pergunta poderá ser respondida didaticamente pelo senador Renan Calheiros (PMDB-AL). Nesse dia, quando deve ser eleito presidente do Senado, Renan passa a ser o principal aliado do governo no PMDB, o que transforma Lula no quarto presidente seguido a contar com o apoio do senador. Sobre as coisas em comum entre os quatro presidentes, com a palavra o futuro presidente do Senado.

PFL viu a uva
“O monetarismo, uma estratégia completamente superada para se alcançar o equilíbrio fiscal, quem diria, fez escola entre os economistas do PT.” A afirmativa, que poderia constar do manifesto do mais recente grupo a desembarcar do PT,  foi produzida, porém, pelo site do PFL para criticar a última ata do Comitê de Política Monetária (Copom), que ameaçou o país com uma prolongada temporada de juros escandalosos. Pena o PFL, à época que secundava o tucano no interminável governo FH, não ter desancado, de dentro do poder, o monetarismo da equipe econômica herdada pelo PT. De qualquer forma, antes tarde do que nunca.

Exemplos
Romilda Vânia Pires, proprietária do restaurante Delícias à Mesa, Isabel Maria Antunes Joffe, dona da marca Mundo Verde, e a aposentada Izolda Martins Viriato, líder da Cooperãmma, cooperativa especializada em criação de rãs e peixes são as três finalistas do Rio de Janeiro que concorrerão ao Prêmio Mulher Empreendedora, promovido pelo Sebrae. O objetivo é identificar, selecionar e premiar os relatos da vida de mulheres que transformaram seus sonhos em negócios. A final será dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher.

Marcha mundial
Nos próximos dias 19 e 20 de março haverá protestos em todo o mundo contra a ocupação no Iraque. Assim como manifestações realizadas antes do início da invasão, a previsão em Porto Alegre é de que as maiores passeatas devem ocorrer nos países europeus que apoiaram os EUA, como Inglaterra e Itália.

Baixaria na TV
O oitavo ranking de programas que mais desrespeitam o telespectador brasileiro foi apresentado no V FSM. Segundo o deputado Orlando Fantazzini (PT-RS), coordenador da iniciativa, as emissoras têm se recusado a dialogar sobre o “combate à baixaria”, alegando que o movimento visaria a restaurar a censura no Brasil. Entre os programas mais citados no ranking, estão Senhora do Destino, João Kléber, Cidade Alerta, Casseta & Planeta e Pânico na TV.

Despressurizado
Quando será que o Conar vai determinar a retirada do ar do comercial em que artistas insistem em convocar novos incautos a embarcarem pela Vasp? Num texto que soa tragicômico, os atores garantem que “A Vasp me  trata com carinho”.

Ainda crédula
Apesar dos seguidos reveses sofridos dentro do governo,  a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, negou que a batalha pela regulamentação dos organismos geneticamente modificados (OGMs) já esteja perdida no Brasil. “A Lei de Biossegurança foi modificada no Senado porque todos projetos do governo têm dificuldades de serem aprovados lá. O substitutivo do deputado Renildo Calheiros (PCdoB-AL), que foi aprovado na Câmara, entretanto, será defendido por meu ministério”, afirmou Marina, ao fazer, durante o V Fórum Social Mundial (FSM), um balanço dos seus dois anos à frente do Ministério.

Virtual
Marina, porém, não quis alimentar atritos com o ministro de Agricultura, Roberto Rodrigues, afirmando que a disputa será decidida no Legislativo. Ela reclamou, porém, que seu ministério continua a sofrer de falta de estrutura e pessoal para atingir seus objetivos: “Quando cheguei ao ministério nem profissionais tínhamos. Os quadros técnicos eram todos contratados temporariamente”, acrescentando, porém, que o governo prometeu  realizar este ano concurso para contratar 800 técnicos para o Ibama.

Artigo anteriorFraude nas bombas
Próximo artigoPechincha
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Inflação e PIB expõem falácia do Teto dos Gastos

‘Faz sentido?’, pergunta Paulo Rabello. ‘Claro que não’.

Mirem-se nos exemplos da Shell e da Exxon

Petrobras é fundamental para o desenvolvimento brasileiro.

Governo pode – e deve – controlar progresso tecnológico

Tecnologias transformadoras do século 20 não teriam sido possíveis sem liderança do Estado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Preço do diesel avança pelo quarto mês consecutivo

Combustível ultrapassou R$ 4 em fevereiro e os dois tipos, comum e S-10, registraram valores acima de todos os meses de 2020.

Antítese da véspera

Ontem o dia foi completamente diferente da terça-feira, em que começamos o dia raivosos, suavizando mais tarde.

Rio fecha bares à noite e adota toque de recolher

Bares e restaurantes agora só podem funcionar das 6 às 17h; em SP, diretor do Butantan defende que estado seja colocado em fase mais restritiva.

PEC emergencial e pedidos por seguro-desemprego

Mercados europeus fecharam mistos na quarta-feira; indicadores da Zona do Euro tiveram desempenho acima do esperado.

Setor de eventos terá parcelamento e isenção de impostos

Projeto foi aprovado pela Câmara e segue para o Senado.