31.3 C
Rio de Janeiro
quarta-feira, janeiro 20, 2021

Última hora

Termina no dia 30 o prazo para que todos os contribuintes do Rio de Janeiro que utilizam Emissor de Cupom Fiscal devem ficar substituam seus equipamentos e aplicativos em uso pelo Programa Aplicativo Fiscal (PAF-ECF), alerta a presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis do Rio (Sescon-RJ), Márcia Tavares. De acordo com levantamento feito pela entidade junto à Secretaria de Fazenda, até o momento somente 24% das empresas fizeram a adesão, que foi maior entre aquelas que possuem faturamento superior a R$ 2, 4 milhões por ano (50%).
Márcia Tavares lembra que toda empresa que tem hoje obrigação de emitir cupom fiscal deve ter o seu software homologado junto à Secretaria da Fazenda. E alerta: quem compra de fornecedor que emite nota fiscal eletrônica já está sob a fiscalização da receita.

Do bem
Além de emocionar milhões de pessoas em todo o mundo, o resgate bem sucedido dos 33 mineiros chilenos é um caso exemplar de como a humanidade, quando, em vez de canalizar seu conhecimento e recursos tecnológicos acumulados para a guerra, a pilhagem  e a exploração, o utiliza para o bem-estar social, o mundo sempre fica melhor. Pena que, em geral, essa sensação dure poucos dias, como um Natal fora de época.

Pesquisa em alta
A pesquisa médica na USP cresceu 300% em dez anos. A informação foi divulgada no 4º Simpósio da USP Avanços em Pesquisas Médicas, realizado no último dia 1º, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, no qual foram apresentadas 650 pesquisas. Esse número é o triplo dos trabalhos apresentados há dez anos. Alterações genéticas associadas à evolução do câncer; detecção precoce de tumores; perspectivas do uso do genoma humano; doenças do envelhecimento e as provocadas pela vida urbana foram alguns temas tratados no simpósio, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo. Participaram cerca de 650 pesquisas, além de 900 inscritos e três convidados estrangeiros. O evento foi organizado pelos Laboratórios de Investigação Médica (LIMs) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Reconhecimento
O Conselho Regional de Engenharia do Rio de Janeiro (Crea-RJ) e a Associação dos Engenheiros Agrônomos (Aearj) oferecem o Prêmio Johanna Döbereiner 2010 ao engenheiro agrônomo e reitor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Ricardo Motta Miranda. A premiação será sexta-feira, no auditório do Crea (R. Buenos Aires, 40 Centro – 5º andar).

Louvre
Paris e o Museu do Louvre é o tema de palestra do professor Marcos Pires de Campos, dia 27 de outubro. A realização é do site Consultoria em Turismo Bayard Boiteux. Inscrições pelo e-mail acadetur@univercidade.br

Quase em cima do muro
Após ressaltar que não participará da campanha de nenhum dos candidatos neste segundo turno e se manterá na oposição, qualquer que seja o resultado do pleito, o Partido Comunista Brasileiro (PCB) orienta seus “militantes e amigos ao voto contra Serra”. O partidão diz que as candidaturas de Serra e de Dilma, embora restritas ao campo da ordem burguesa, diferem quanto aos meios e formas de implantação de seus projetos. Pesou contra o tucano a questão da privatização. “Embora o Governo Lula não tenha adotado qualquer medida para reestatizar as empresas privatizadas no Governo FHC, tenha implantado as parcerias público-privadas e mantido os leilões do nosso petróleo, um governo demotucano fará de tudo para privatizar a Petrobras e entregar o pré-sal para as multinacionais.”

Marcha com Deus
Diante da “onda carola” de José Serra, brasileiros distantes do fundamentalismo religioso se perguntam que, caso eleito, o tucano também pretende sustar as pesquisas com células-tronco. Os mais ressabiados já temem até que Serra tente revogar a Lei do Divórcio.

Inflexão
Pode ser impressão desta coluna, mas parece que, depois da queda momentânea, a candidatura Dilma voltou a crescer.

Artigo anteriorRegressivo
Próximo artigoDuplo efeito negativo
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

É hora de radicalizar

Oposição prioriza impeachment, mas sabe aonde quer chegar?.

Soja ameaça futuro do Porto do Açu

Opção por commodities sobrecarrega infraestrutura do país.

Grande produtor rural não paga impostos

Agronegócio alia força política a interesses do mercado financeiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Exportação de cachaça para mercado europeu cresceu em 2020

Investimentos será de R$ 3,4 milhões em promoção; no Brasil, já cerveja deve ficar entre 10 e 15% mais cara em 2021.

UE planeja iniciar gastos de grande fundo de recuperação em meses

Incerteza econômica na Alemanha continua em 2021; economista mantém previsão de crescimento do PIB do país em +3,5%.

Exterior abre positivo e Copom no radar interno

Na Ásia, Bolsas fecharam sem sinal único; Hong Kong registrou avanço de 1,08%.

Índice Ibovespa futuro opera entre perdas e ganhos

No momento, o futuro do índice Ibovespa está em alta de 0,03% e o futuro do dólar está em queda de -0,34%.

Comportamento indefinido

Ontem, logo cedo, Europa seguia a trilha de alta dos mercados da Ásia, o mesmo acontecendo com o mercado americano.