26 C
Rio de Janeiro
quarta-feira, janeiro 20, 2021

Última semana

Essa é a última semana para o consumidor que solicita a Nota Fiscal Paulista utilizar os créditos obtidos no abatimento do IPVA 2010. “O consumidor também tem a opção de transferir o valor de seus créditos para outro usuário, creditar em sua conta corrente ou poupança”, alerta o presidente do Sindicato dos Contabilistas (Sindcont-SP), José Heleno Mariano. A Nota Fiscal Paulista, que completa este mês dois anos de vigência, possui um total de 5,6 milhões de consumidores cadastrados e já liberou R$ 1,34 bilhão em créditos.

Tem dono
O Instituto Nacional do Câncer prepara a demolição do Instituto de Assistência aos Servidores do Estado do Rio (Iaserj), para em seu lugar construir um centro de atendimento oncológico. A empresa a ser contratada para o serviço será escolhida em pregão eletrônico a ser realizado no próximo dia 30. Denunciam o funcionalismo estadual que o prédio foi doado pelo governador Sergio Cabral ao Inca em 31 de março de 2008 sem autorização dos servidores ou aprovação de lei neste sentido.
A presidente da Associação de Funcionários do Iaserj, Mariléia Ormond, classificou, tanto a doação, quanto a demolição do Iaserj como atos ilegais, inconstitucionais e imorais. “Pela Constituição do Estado e por lei específica, o Iaserj pertence de fato e de direito aos trabalhadores”, afirmou.

Especial
Os 160 esportistas que irão competir no 1° Campeonato Paulista de Futebol de 5, no Sport Club Corinthians Paulista, neste final de semana, terão consultas oftalmológicas e aqueles que necessitarem de óculos receberão as lentes de correção visual da Essilor e as armações da Safilo. A iniciativa é parte de uma parceria internacional entre as duas empresas que, desde 2003, realizam o Special Olympics, projeto que tem o objetivo de oferecer treinamento esportivo e competições entre atletas com deficiência mental no intuito de desenvolver suas aptidões físicas e consequentemente melhoria na qualidade de vida.

Leão jurídico
Os sistemas de tributação – Lucro Real, Presumido, Arbitrado e Simples Nacional – serão explicados no curso “Regimes de Tributação das Pessoas Jurídicas”, promovido pelo Cenofisco – Centro de Orientação Fiscal, nos dias 28 e 29 de outubro, no Rio de Janeiro. Informações e inscrições: 4003-8333, cursos.rj@cenofisco.com.br ou www.cenofisco.com.br

Fome
Não ocorreu ao ministro da Autolatina, digo, do Desenvolvimento, Miguel Jorge, a possibilidade de reduzir os impostos cobrados sobre veículos mais novos, ao invés de aumentar as taxas sobre os mais antigos? Até a Fenabrave, que congrega os distribuidores de veículos e teria interesse em vender mais carros novos, alerta que os automóveis e caminhões antigos estão justamente nas mãos de pessoas com baixo poder aquisitivo e que já não têm condições de pagar nem os impostos atuais.

Novo Brasil
Um dos principais responsáveis pela força com que a crise mundial abalou a economia brasileira ano passado, ao insistir em manter a taxa de juros, o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, debate com o presidente do Ipea, Márcio Pochmann, “A crise econômica mundial e as perspectivas do Brasil”. “Vamos discutir uma nova agenda de desenvolvimento”, afirma Ricardo Patah, presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT), que realiza o seminário nesta quinta-feira, no Hotel Braston (Rua Martins Fontes, 330, São Paulo – SP), das 8h às 14h.
“Os trabalhadores querem um Brasil que agregue valor aos seus produtos e que ocupe espaços na divisão internacional do saber”, afirma Francisco Pereira, o Chiquinho, secretário da UGT.

Boca livre
Feiras como a Abav, realizada semana passada no Rio, atraem cada vez mais pessoas interessadas em brindes, comidas, bebidas e festas gratuitas, gerando muita pouca discussão efetiva sobre o futuro do turismo e as medidas que devem ser tomadas. A opinião é de experiente profissional da área, que lamenta a forma como as faculdades de turismo são tratadas pelos organizadores do evento.

Artigo anteriorTucanos virgens
Próximo artigoSolteiros em alta
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

É hora de radicalizar

Oposição prioriza impeachment, mas sabe aonde quer chegar?.

Soja ameaça futuro do Porto do Açu

Opção por commodities sobrecarrega infraestrutura do país.

Grande produtor rural não paga impostos

Agronegócio alia força política a interesses do mercado financeiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Exportações de suco de laranja recuam 23% entre julho e dezembro

Safra menor e estoques mais elevados estão entre as principais razões para a baixa.

Os desafios para Joe Biden nos EUA

Avanço da Covid-19 pode fazer com que democrata e equipe tenham que apagar alguns incêndios no começo do mandato.

Mercados sobem em véspera do Copom

Campos Neto, presidente do BC, participa da primeira sessão da reunião do Copom.

Mercados locais sobem seguindo Bolsas mundiais

Dia amanhece com tendência de alta para o mercado interno, seguindo NY na volta do feriado.

Contra tudo temos vacina

Dia promete ser de mais recuperação da Bovespa, dólar fraco e juros em queda.