Upgrade

315

O economista Jardel Leal, do Dieese, vê com otimismo a nomeação do economista Paulo Nogueira Batista Jr. para diretor-executivo do FMI: “Tenho profunda admiração por ele. Talvez o governo o tenha indicado pela necessidade de ter alguém que faça contraponto às posições do FMI”, disse, revelando que Batista Jr. criticou a ortodoxia do BC inúmeras vezes, diante do próprio presidente Lula. “Ele é o economista que mais critica o BC na imprensa. Sua nomeação pode até estimular alguns economistas que estão calados ou criticam com menos ênfase a política monetária e o BC”, ironizou.

Invertendo a mão
A nomeação do economista Paulo Nogueira Batista Jr. para diretor-executivo do Fundo Monetário Internacional (FMI) inverte a lógica que, durante pelo menos duas décadas, pautou esse tipo de indicação. Como regra, o nomeado pelo governo brasileiro era muito mais um representante do FMI junto ao Brasil do que o representante do país junto ao fundo.

À venda
Neve no inverno e muito calor no verão. Assim é a região montanhosa próxima ao Hotel Nour El Ain, na Tunísia, incluído no programa de privatização do país. O empreendimento, com 12 anos de atividade e categoria três estrelas, fica na cidade de Ain Draham, no norte do país árabe, em meio a um cenário com alto potencial turístico. Os investidores interessados em adquirir a estrutura de 60 quartos duplos, restaurante para 200 luares e piscinas devem enviar suas propostas até 17 de março para a Direção Geral de Privatização do governo tunisiano.

Esquindô
Animação nas ruas, com 35% das opiniões, população hospitaleira (25%) e segurança (20%) foram os principais pontos positivos destacados pelos turistas estrangeiros que estiveram no Carnaval do Rio. A pesquisa, coordenada pelos professores Bayard Boiteux e Maurício Werner, foi feita com 1 mil visitantes em bairros como Copacabana, Ipanema, Barra e Centro.
Os pontos negativos foram: o preço dos ingressos do Sambódromo (35%), a deficiente informação turística (25%) e o comércio ambulante (20%). Setenta por cento assistiram ao desfile das escolas de samba fluminenses, e 98% gostaram do espetáculo (70% o classificaram de “excelente”). Quase todos (95%) pretendem voltar à cidade.

Espaço Publicitáriocnseg

Parcerias
Com o objetivo de compartilhar boas práticas que possam ser replicadas como novas tecnologias sociais e estimular alianças estratégicas, a Legião da Boa Vontade (LBV) realizará a 1ª Feira de Inovações Sociedade Solidária (Innovation Fair). O evento ocorrerá em Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro, nos dias 20, 22 e 24 de março de 2007, respectivamente. O tema escolhido, “Parcerias globais para o desenvolvimento – Fortalecendo esforços para a erradicação da pobreza e da fome”, é uma orientação do Conselho Econômico e Social (Ecosoc), órgão da ONU em que a LBV possui status consultivo geral desde 1999. Mais informações e inscrições pelo telefone (21) 2516-4484 ou pelo site www.redesociedadesolidaria.org.br

Logística
No próximo dia 3 começa o curso de Formação em Logística Empresarial promovido pelo Centro de Estudos em Logística do Coppead/UFRJ. O objetivo do programa é capacitar alunos e profissionais a entenderem as diferentes atividades relacionadas com a logística e apresentar conceitos, ferramentas e metodologias de apoio à um sistema logístico. O programa completo do curso pode ser obtido no site www.centrodelogistica.com.br.

Uma Baixada de energia
De comprovados malefícios para a saúde, o horário de verão continua sendo adotado por motivos econômicos. Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Rio de Janeiro, o estado reduziu o consumo de energia em 4,8% durante a vigência do horário de verão. Os 304 MW economizados seriam suficientes para abastecer Nova Iguaçu e Duque de Caxias durante o período diário de maior demanda. A economia no estado ficou acima da média do Sudeste e do Centro Oeste, de 4% (total de 1.480 MW), segundo estima o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui