Urticária

Em entrevista no fim de semana, o ex-presidente FH revelou que um dos seus principais incômodos é com o risco “da volta do Brasil potência”. Não poderia ser mais coerente. Eleito presidente, pegou o Brasil como oitava economia mundial. Oito anos depois, entregou como 13ª e rumo à 15ª.

Não e sim
Em nota distribuída terça-feira, a Petrobras contesta informação do secretário de Energia e Petróleo do Rio de Janeiro Wagner Victer, sobre uso de recursos que seriam repassados ao estado e a municípios fluminenses para construção de oleoduto ligando Macaé a São Paulo. Publicada em primeira mão por esta coluna, a denúncia é que a estatal abateria o custo da obra dos recursos da participação especial (PPE) que são transferidos ao Rio desde 1997. Segundo a Petrobras, só poderiam ser descontados os valores gastos em “dutos de transferência” (possibilitam o escoamento da produção do campo ao primeiro terminal em terra). Ao mesmo tempo em que dá uma no cravo, a estatal acerta a ferradura: admite que “a recuperação deste investimento na participação especial representará, no máximo, em torno de 30% do valor investido nos dutos de transferência”. Ou seja, não vai usar, mas já calculou direitinho quanto seria o ganho fiscal.

Perna de pau
Crescem em São Paulo e no Rio apreensões de produtos piratas. Ontem, policiais da Delegacia de Repressão aos Crimes de Propriedade Imaterial (DRCPI) e advogados das marcas Warner Bros., Hanna Barbera, Mattel e DC Comics no Brasil fizeram uma grande operação contra fantasias falsificadas de personagens das marcas em lojas do Centro de Madureira (subúrbio do Rio). Entre 12h e 15h cerca de 150 fantasias foram apreendidas.

Vade retro
O Rio não vai indicar nenhuma penitenciária do estado para receber o traficante Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar. A informação, oficial, é do secretário de Administração Penitenciária, Astério Pereira. O secretário acrescentou que será aguardada a manifestação do Superior Tribunal de Justiça ou do Supremo Tribunal Federal.

Estocolmo
A Convenção de Estocolmo foi ratificada ontem pelo 50º país, iniciando o processo para que o documento entre em vigor. Será obrigatório que os governos protejam o meio-ambiente e a saúde da população contra substâncias químicas tóxicas.

À mesa
Marcelo Brocchi, especialista em vinhos Amarone, e o sommelier bicampeão brasileiro do Concurso Nacional de Sommeliers, Dionísio Chaves, promovem hoje, para um pequeno grupo de felizardos, jantar de harmonização de vinhos franceses e champanhe com pratos elaborados pelo chefe Claude Troisgrois. Será no Restaurante Olympe, no Jardim Botânico (RJ).

Boca no trombone
Aproveitando o clima pré-carnavalesco, servidores públicos federais, estaduais e municipais botam o bloco na rua, hoje, no Centro do Rio, para protestar contra o desmantelamento do serviço público. Com o sugestivo nome de Bloco Filhos da Pública, os  servidores se concentram às 16h30m, na Candelária.

Momo
Parte do tratamento de ressocialização, os pacientes psiquiátricos da tradicional Clínica Saint Roman realizarão na próxima quinta-feira um baile de máscaras como início dos festejos de Momo da clínica. Coordenação, escolha das músicas, fantasias e adereços ficaram por conta dos próprios pacientes.

Convergindo
A explosão do caso Waldomiro Diniz, ainda que por linhas tortas, vai na direção desejada pelo presidente Lula de reunir num mesmo partido tucanos e petistas. É que a explosão do primeiro escândalo do atual governo deixa o PT ainda mais parecido com o PSDB.

Artigo anteriorGêmeos
Próximo artigoEfeitos colaterais
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Desigualdade, Big Tech e EUA são maiores ameaças à democracia

7 em 10 chineses avaliam que seu país vai bem na questão.

O poder do monopólio em rebaixar os salários

Um tributo a Joan Robinson, ‘uma das economistas mais importantes do século 20’.

Ricos querem pagar só 10% do imposto de Biden

Elisão fiscal ameaça levar US$ 900 bi do pacote para as famílias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Em cinco anos, SP reduziu em 32%, mortes no trânsito

Só Região Metropolitana reduziu em 29%; queda nas fatalidades em nível nacional foi de 22%.

Mercado reage em dia pós-Copom

Destaque para os pedidos por seguro-desemprego nos EUA.

Boas expectativas para o dia

Hoje, mercados começando aparentemente com realizações de lucros recentes e aguardando a decisão do Banco Central inglês sobre política monetária.

Mesmo com perdas de 75%, empresas em favelas mantêm 80% dos empregos

São mais 289 mil comércios registrados nas cerca de 6 mil comunidades em todo o Brasil.

OMS pede redução de desigualdades no acesso à higiene das mãos

Organização destaca que pandemia mostrou dramaticamente a importância da prática na redução do risco de transmissão.