Antes de espantaram-se com a quantidade de traficantes que se movem de um bunker a outro do tráfico em favelas do Rio de Janeiro, os analistas mobilizados pela histeria midiática deveriam explicar aos telespectadores aterrorizados e hipnotizados pelas cenas que invadem suas casas por que, apesar da quantidade de baixas, a fábrica de transformar jovens pobres em bandidos não pára de funcionar.
Fora da pauta
Recém-chegado de Seul, na Coréia do Sul, onde foi acompanhar a última reunião G20 pela a Rede Brasileira Pela Integração dos Povos (Rebrip), o economista Adhemar Mineiro conta que, embora a imprensa internacional tenha omitido essa informação, houve pelo menos duas grandes manifestações populares contra as políticas de arrocho fiscal, ambas duramente reprimidas pela polícia sul-coreana. “A exemplo do que está ocorrendo na Europa, os manifestantes expressaram seu repúdio às políticas de arrocho e corte de direitos sociais e trabalhistas”, destacou.
Batalha das idéias
Com relação à tensão com a Coréia do Norte, Mineiro, integrante do Conselho Editorial do MM, diz que dois terços da população sul-coreana têm consciência da manipulação de informações que, segundo ele, vem desde a guerra que dividiu o país, em 1953: “No entanto, o terço mais jovem da população não se interessa pela reunificação e não se identifica com os coreanos do Norte”, completou.
ISO para pequenos
Desde o início do ano, a DQS do Brasil (associação alemã para certificação de sistemas de gestão) registrou aumento de 70% em certificações da ISO 9001 para pequenas e médias empresas, se comparado com o mesmo período do ano passado. A DQS, que já certificou cerca de 43 mil empresas, lista as vantagens de obter o ISO: estabelecimento de processos eficazes, gestão sistemática, mais objetividade e mais rastreabilidade, valorização da marca perante o mercado, além da redução de erros e melhoria contínua.
Satisfação garantida
Fãs brasileiros da loja de departamentos Sears vão poder fazer, agora, suas compras sem precisar viajar aos Estados Unidos. A empresa anunciou que seus clientes no Brasil podem comprar e receber em casa vários produtos, incluindo vestuário, utensílios domésticos, artigos da moda, jóias e ferramentas. A empresa ampliou sua gama de entrega para cerca de 90 países. Como oferta adicional, os clientes podem receber desconto de 20% no valor do frete para todas os pedidos acima de R$ 250. Para que as compras cheguem a tempo do Natal, os pedidos devem ser feitos online (www.sears.com/international) até a meia-noite de 7 de dezembro.
Inovação
A Incubadora de Empresas da Coppe/UFRJ abriu as inscrições para os candidatos interessado em participar do Programa Prime 2011, de subvenção econômica para empresas nascente inovadoras, operado em parceria com a Fipep. Para receber informações sobre o envio de projetos os interessados devem se cadastrar pelo e-mail [email protected]*.
Para a edição deste ano devem vigorar os mesmos critérios de seleção do edital de 2009, que permite a participação de empresas com até dois anos de existência, inovadoras e com viabilidade técnica-econômica. Em 2009, foram apoiados 1.381 projetos em todo o Brasil com aporte de R$ 120 mil, em recursos não-reembolsáveis para cada empresa participante.
Dois caminhos
A concentração do debate eleitoral em temas do varejo ou em não-assuntos, como o fundamentalismo religioso, provoca situações pouco ortodoxas. A pouco mais de um mês do início do governo Dilma Housseff, a grande maioria dos brasileiros ignora a política econômica da futura administração. Tal ignorância, porém, não impede dois movimentos antagônicos: a expectativa da grande maioria dos brasileiros de que o país mantenha o crescimento e distribua a renda e a pressão do mercado financeiro, para que Dilma adote medidas que beneficiem os rentistas. Da escolha que a nova presidente fizer dependerá o sucesso do seu governo.