“Para a Europa, especialmente para a indústria automobilística alemã, esta decisão da União Europeia traz mais prejuízos do que benefícios e não favorece o aumento da competitividade do setor automotivo europeu.” A afirmação foi feita por um responsável do grupo Volkswagen ao comentar a decisão da Comissão Europeia de impor uma tarifa antidumping temporária de até 38,1% sobre os veículos elétricos importados da China. O principal fabricante de automóveis europeu destacou que a Europa precisa promover a transição do setor automobilístico para a eletrificação e a neutralidade climática, e não adotar medidas protecionistas.
De fato, desde que a Comissão Europeia decidiu iniciar uma investigação antidumping sobre os veículos elétricos chineses em outubro do ano passado, surgiram grandes divergências dentro da Europa. Países como a Alemanha e a Hungria expressaram claramente sua oposição. Os “impactos”gerados pelos automóveis elétricos chineses no mercado europeu não são tão graves quanto algumas pessoas exageram. Dados da consultoria estadunidense Rhodium Group mostram que, no ano passado, a participação dos veículos elétricos chineses no mercado da Europa foi de 8%. No entanto, em 2022, a participação dos automóveis elétricos de marcas europeias no mercado chinês atingiu 6%. Por que então a UE ignora as vozes de oposição e insiste em usar tarifas para restringir os veículos elétricos chineses?
Na Europa, a defesa da cooperação sino-europeia é a voz dominante, mas também existe uma força anti-China. Essas pessoas não querem ver o desenvolvimento da China e exageram deliberadamente as divergências ideológicas e dos sistemas políticos entre os dois lados, tentando impedir o aprofundamento da confiança política mútua e a expansão da cooperação pragmática bilateral.
A Europa mantém sempre uma vantagem significativa no campo dos veículos movidos a combustíveis fósseis, mas com o rápido desenvolvimento da indústria de veículos de nova energia da China, alguns europeus temem que o país asiático possa “ultrapassá-los”. Entretanto, a longo prazo, usar meios desleais para reprimir concorrentes não apenas aumentará os custos para os consumidores europeus comprarem automóveis, como também será ineficaz para realmente melhorar a competitividade das montadoras europeias no mercado.
A Europa tinha sido vítima das políticas protecionistas dos Estados Unidos, mas agora se transformou em uma promotora de atritos comerciais. Uma razão importante por trás disso é a pressão de Washington. Alguns analistas afirmam que a decisão da União Europeia de seguir o exemplo dos EUA e impor tarifas aos produtos chineses é para dar uma explicação aos norte-americanos.
Na verdade, a China e a Europa compartilham amplos interesses comuns no setor de veículos elétricos. Nos últimos anos, montadoras europeias como BMW e Volkswagen expandiram seus negócios de automóveis de nova energia na China. Ao mesmo tempo, as empresas chinesas como CATL, BYD e GWM já investiram ou planejam investir na Europa para construir fábricas. Uma competição e cooperação saudáveis são benéficas para aumentar a competitividade industrial da Europa e alinham-se com a visão europeia de transição energética e desenvolvimento.
Leia também:
Gaza: com bloqueio, mais de um milhão de crianças correm risco de morrer de fome
Mais de 50 pessoas morreram de fome, segundo autoridades locais, e ‘a fome não é mais uma ameaça, mas uma amarga realidade’
OMS: surtos de doenças preveníveis ameaçam progresso na vacinação
Situação se soma a contexto preocupante observado em diversos países, onde avanço de movimento antivacina tem contribuído para o retorno de doenças já controladas
França e Alemanha promovem o Docs, o Google Docs europeu
Docs, a ferramenta europeia de escrita colaborativa e de código aberto
China anuncia lançamento da missão tripulada Shenzhou-20
A Agência Espacial Tripulada da China anunciou que o lançamento da espaçonave tripulada Shenzhou-20 será realizado às 17h17 desta quinta-feira (24), a partir do Centro de Lançamento de Satélites de Jiuquan, no noroeste do país. Os astronautas Chen Zhongrui e Wang Jie, juntamente com o comandante Chen Dong, serão os responsáveis pela missão de voo […]
Líderes internacionais confirmam ida a funeral do Papa
Lula já confirmou ida ao funeral do Papa Francisco, assim como Trump e Milei, dois desafetos do pontífice
EUA ‘preparando o terreno’ para um acordo tarifário com a China
Sem dar prazo, porta-voz dos EUA comenta possível acordo tarifário com a China e garante que tem propostas de 18 países