Estudo da Cielo em parceria com a Expertise/Opinion Box apontou no Estado do Rio em quais setores mais se compra utilizando o Pix. Segundo o levantamento, feito no primeiro semestre de 2024, os consumidores optaram por esse método de pagamento nas transações realizadas em oito segmentos distintos com tíquete médio de até R$ 100.
As descobertas do levantamento confirmam as percepções dos varejistas ouvidos na pesquisa Hábitos do Varejo Brasileiro, que apontou que o Pix se consolidou como uma das principais formas de pagamento no varejo brasileiro. Em vendas presenciais, a modalidade está empatada com o cartão de crédito (57%) como o meio de pagamento mais utilizado pelos consumidores – já nas vendas não presenciais, o Pix desponta na liderança em relação ao cartão de crédito: 67% a 56%. Além disso, segundo os entrevistados, o Pix é o meio de pagamento preferido dos consumidores em compras de até R$ 30 (61%) e entre R$ 30 e R$ 100 (54%).
Neste ano, o mês de maior movimento do varejo veio acompanhado de mudanças no Pix. Assim, a atração de consumidores é apenas uma parte do desafio da Black November; além de comunicar os clientes das mudanças, que exigem celulares cadastrados para algumas transações, a infraestrutura de pagamento dos sites de varejo deve estar preparada para um aumento significativo no tráfego e na demanda para garantir o sucesso das operações.
De acordo com um levantamento da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as transferências via Pix cresceram 61% no primeiro semestre de 2024, quando comparado ao mesmo período de 2023. Segundo um levantamento da OLX, o meio de pagamento instantâneo deve ser o mais utilizado no mês de promoções, conhecido como Black November, isso porque os empreendedores conseguem dar descontos ainda maiores através desta modalidade de pagamento.
A entidade lembra que para transações Pix acima de R$ 200, agora será necessário o cadastro do dispositivo móvel, uma medida que visa aumentar a segurança e proteção contra fraudes. Como essa nova regra pode impactar as compras, o ideal é avisar o cliente para que as transações não sejam bloqueadas e garantir alternativas de pagamento seguras para evitar atritos e abandonos de carrinho.