Ética da morte

Muito falada, mas pouco praticada por muitos dos vivos de Brasília, a ética também está na pauta dos que lidam com os mortos. Apesar de admitirem que o tema é inusitado num evento da categoria, os representantes das funerárias nacionais anunciam que ela será o principal tema do IX Encontro Nacional dos Cemitérios e Crematórios do Brasil, que começa nesta quinta e se estende até sábado, no Rio. O setor, que movimenta R$ 7 bilhões por ano no país, pretende aprovar o Código de Ética para o Setor e Implantação de Programa Nacional de Qualidade. Entre os preceitos a serem incorporados ao códigos, programas de apoio às famílias enlutadas.

Estrada
Mesmo sem aumento do óleo diesel, os fretes do transporte rodoviário de cargas deverão ter um reajuste entre 5,2% e 6,04% a partir desta quinta. A decisão foi tomada por empresários do setor reunidos na Associação Nacional do Transporte de Cargas & Logística (NTC&Logística). O percentual corresponde ao aumento de custos do setor nos primeiros oito meses do ano. Puxaram os preços salários (alta de 8%), despesas administrativas e de terminais (7,72%), veículos (5,05%), recapagem (4,51%), seguros (4,19%), lavagem (3,07%) e manutenção (1,42%).

Invasão
A denúncia sobre invasões de escritórios de advocacia no Brasil pela Polícia Federal vai chegar à ONU, promete o diretor de Direitos Humanos da Ordem Mundial dos Advogados, Paul Maurier. A denúncia foi feita no Congresso Mundial dos Advogados, que se realiza em Fez, no Marrocos, pelo presidente eleito da União Internacional dos Advogados (UIA), Paulo Lins e Silva, e pelo ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Reginaldo de Castro. Os brasileiros tiveram apoio unânime dos representantes dos diversos países.

Veneno
Muita gente não lembra, mas os autores do projeto que impedem parlamentares de renunciarem depois de denunciados à Comissão de Ética foram dos próceres da crise atual: os então deputados José Dirceu (PT-SP) e Aloizio Mercadante (PT-SP). Até então, a renúncia poderia se dar até pouco antes da votação sobre a cassação do mandato.

Educação
Promover ações de educação e saúde para elevar a qualidade de vida da população e reduzir drasticamente o preocupante índice de analfabetismo em São João de Meriti (Baixada Fluminense) que, segundo o IBGE, atinge 18.753 pessoas. Esse o objetivo de convênio que será assinado nesta quinta pela Federação das Indústrias do Rio (Firjan) e a prefeitura do município.

Ronda
A Ronda da Caridade, programa socioeducacional desenvolvido pela Legião da Boa Vontade, completa nesta quinta-feira 43 anos. A fome foi o pivô que motivou a ação, posteriormente aprimorada. O programa colabora para a elevação dos índices de escolaridade e a redução das taxas de mortalidade materno-infantil; favorece a integração familiar e social; melhora a nutrição e a saúde; cria cooperativas de trabalho; além de cuidar da parte espiritual.

Gogó
Se PFL e PSDB, de fato, querem implodir qualquer tentativa de procrastinar as votações sobre a cassação ou não do mandato de parlamentares acusados de envolvimento com o mensalão, têm saída tanto simples quanto eficaz. Basta apresentarem denúncia contra os acusados ao Conselho de Ética da Câmara. Prerrogativa exclusiva do presidente da Câmra e dos partidos políticos, a denúncia ao Conselho liquida automaticamente com qualquer possibilidade de renúncia. Como são 18 acusados, tucanos e pefelistas poderiam dividir os pedidos em nove para cada partido, sem excluir o deputado Roberto Brant (PFL-MG), ex-ministro de FH. Isso, claro, se PFL e PSDB quiserem abortar a pizza e não, simplesmente, marcar posição para desgastar o governo e fazer jus ao apelido de “oposição café com leite”.

Agenda
Lula não esquenta o trono no Planalto: 2 e 3 de setembro estará em Natal; no dia 5, amanhece em Belo Horizonte e depois vai para São Paulo.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorEles não têm mensalão
Próximo artigoGaragem

Artigos Relacionados

Indústria naval apresenta propostas para eleições 2022

Setor quer deixar para trás maré ruim dos últimos 7 anos

Brics+ será gigante em alimentos e energia

Bloco ampliado desafia EUA rumo a nova ordem mundial.

Para combater Putin, adeus livre mercado

Teto para preço do petróleo é nova sanção desesperada do G7.

Últimas Notícias

As rotas do Ártico: meta estratégica prioritária

Por Edoardo Pacelli.

Indústria naval apresenta propostas para eleições 2022

Setor quer deixar para trás maré ruim dos últimos 7 anos

Com ações no zero a zero, TC busca culpados da especulação

Em fato relevante, companhia afirma que tem sido alvo de uma campanha de desinformação

Criptomoedas: avaliações sobre o 1º semestre e perspectivas para o 2º

Alta dos juros e Ucrânia derrubaram cotações, dizem especialistas.

Energia solar: Minas é líder com mais de 16% da participação nacional

Estado atinge marca histórica de mais de 2 GW em operação da fonte solar, um aumento de 13%.