em Gestão de Recursos Humanos, que visa a especializar profissionais para atuarem como gestores. Coordenado por José Roberto Lages, doutorando em Ciências Empresariais, o curso tem a proposta de desenvolver uma visão moderna da administração de RH.
MARINHA – Estão abertas as inscrições para o processo seletivo destinado ao preenchimento de 1,6 mil vagas, sendo 400 vagas para cada uma das escolas de aprendizes: Eamce, Eampe, Eames e Eamsc. A inscrição deverá ser realizada preferencialmente via Internet, no endereço www.ensino.mar.mil.br, no link “Concursos”.
AMBIENTAL – A Escola Politécnica da UFRJ abre turmas para o curso de especialização em Engenharia Sanitária e Ambiental de 2006, direcionado para o desenvolvimento de projetos de engenharia dos sistemas urbanos de abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem pluvial e resíduos sólidos. Mais informações www.poli.ufrj.br
PRÁTICA – As inscrições estão abertas para o curso Formação de Executivos Empreendedores oferecido pela Sangha Consultores, que tem a coordenação do professor Adélcio Sant”Anna. O curso, com duração de dez meses, é totalmente prático porque os alunos poderão estudar sua empresa ou futuro empreendimento ao longo das disciplinas. Informações: www.sanghaconsultores.com/empreendedor
GRANDE RIO – Entre os dias 11 e 29 de janeiro, ocorrerá, no Shopping Grande Rio, o evento “Férias na Floresta” que consiste em atividades infantis gratuitas diariamente na Praça da Expansão. O evento é voltado para crianças entre três e 12 anos. O cenário explora o tema Floresta e possui diversos painéis fotográficos que retratam a fauna brasileira. De segunda-feira a domingo, das 13h às 17h.
ENERGIA – Dois seminários em fevereiro, destinados a grandes consumidores de energia, vão discutir o futuro da oferta de energia elétrica no país, preços, as condições nos mercados livre e cativo e gerenciamento de riscos. A programação dos encontros está em www.ibcbrasil.com.br/consumidores. Informações também pelo telefone (11) 3017-6808.
UVA – A indústria de criação de jogos encontra-se em expansão no cenário do entretenimento mundial, com estimativa de crescimento de 50% a 75% para os próximos cinco anos. Com foco nesse mercado, a Veiga de Almeida abre as inscrições para o curso pós-graduação em Desenvolvimento de Jogos e Aplicações 3D, com duração de 18 meses. Mais informações pelo telefone (21) 3325-2333 ou pelo site www.uva.br
TRÂNSITO – Até 25 de fevereiro, o Shopping Grande Rio realizará o evento Happy Motors – uma pista com carros e motos elétricos que será montada na praça de eventos, voltada para o público de cinco a 12 anos, que aprenderão as leis de trânsito como placas indicativas, semáforos e multas.
AROMAS – Em O Brasil na rota das especiarias (José Olympio, 174 páginas, R$ 30), livro que dá prosseguimento a Viagem ao fabuloso mundo das especiarias, lançado em 2003 e já na quarta edição, a jornalista Rosa Nepomuceno narra a história da aclimatação das especiarias asiáticas nas terras férteis da colônia e a descoberta das plantas nativas, que transformaram o Brasil no paraíso de aromas, sabores e remédios.
















